13 de novembro de 2019

Projeto Alfadown trabalha com aplicativo criado na PUC Goiás

90836242-5CC1-448A-9748-F393D100BD49

O projeto Alfadown, do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS) da PUC Goiás, passa a oferecer serviços à comunidade com o auxílio de uma nova tecnologia, o software Lori’s Help, um aplicativo para auxiliar na alfabetização de pessoas com Síndrome de Down. De acordo com a coordenadora do PRIS, Juliana Hannum, o Lori’s Help possibilita a ampliação e a customização das atividades executadas, “inserindo na Extensão o conhecimento produzido pela Pesquisa da própria universidade e colocando à serviço da comunidade por meio do projeto Alfadown”.

O Projeto Lori’s Help foi criado em 2016, com a colaboração dos alunos do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás Marcus Girolneto, Rafaela Araújo, Dione Ramos, Layz Xavier e Michele Cruz, orientados pelo professor também do curso de Engenharia de Computação, Talles Barbosa e pela professora do curso de Psicologia e coordenadora do PRIS, Juliana Hannum.

Em 2017 os resultados da pesquisa tecnológica foram publicados em dois periódicos, na Revista Brasileira de Computação Aplicada, v. 9, p. 2, 2017; e no International Journal of Computer Applications, v. 158, p. 31-37, 2017. Neste mês de novembro, o acadêmico Guilherme Henrique Macedo Neves apresentou uma versão do software Lori’s Help para uso cotidiano nas atividades desenvolvidas pelo projeto Alfadown, trabalho realizado sob a orientação do professor do curso de Engenharia de Computação, Olegário Correa da Silva Neto e da professora do curso de Psicologia e coordenadora do Projeto Alfadown, Luciana Brito. Nesta última versão, novas funcionalidades foram incluídas ao aplicativo, como, por exemplo, uma atividade que associa quantidades e numerais.

De acordo com a coordenadora do PRIS, “a parceria entre o Grupo de Pesquisa em Engenharia Biomédica e Sistemas Embarcados e o PRIS, em particular, o projeto Alfadown, tem sido muito produtiva ao longo dos últimos anos. Vários projetos tecnológicos foram desenvolvidos, avaliados e divulgados em veículos de comunicação científica, no Brasil e no exterior”. A parceria agora entra numa nova etapa, com a produção da tecnologia desenvolvida. Também o projeto Alfadown pode ser utilizado como campo de estágio para os alunos do curso de Engenharia de Computação da PUC Goiás.

Com informações do Programa de Referência em Inclusão Social (PRIS)