21ª Etapa
NOVAS DATAS
Conferência: A aula universitária
Responsável: Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa
Data: 6 de dezembro de 2017
Local: Área IV, Salas Multiuso 2 e 3.
Horário: das 14h30min às 17h30min
Vagas: 150
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Colóquio – A avaliação da aprendizagem: concepções e práticas interdisciplinares
Data: 7 de dezembro de 2017
Horários: das 8h às 11h
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões será a avaliação da aprendizagem em suas diferentes dimensões (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:
- Concepções e tipos de avaliação
- Princípios norteadores da avaliação da aprendizagem
- Finalidade da avaliação (conhecer, refletir, planejar, agir)
- Avaliação e interdisciplinaridade
- Funções do processo avaliativo (diagnóstico, formativo e somativo)
- A organização dos instrumentos avaliativos
- Elaboração de questões de provas
- Avaliação da aprendizagem como construção do saber
Colóquio – Metodologias Ativas: desafios e práticas
Data: 7 de dezembro de 2017
Horário: das 14h30min às 17h30min
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Nesse colóquio, a discussão deverá contribuir para uma compreensão mais profunda sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem, visando facilitar a sua compreensão no contexto dos cursos de graduação e incentivar os docentes a uma revisão de práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.
Conteúdos:
- Concepção e definição
- Por que as metodologias ativas no ensino superior?
- Princípios norteadores
- Possibilidades de aplicação
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- A estruturação e aplicação das metodologias ativas
Colóquio – Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício prático-reflexivo e de pesquisa
Data: 8 de dezembro de 2017
Horários: das 14h30min às 17h30min
Local: Área IV, Sala Multiuso 2
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Nesse colóquio, a discussão deverá buscar possibilidades para pensar a Atividade Externa da Disciplina (AED) como exercício de pesquisa e interlocução do componente curricular com a área de atuação profissional do acadêmico.
Conteúdos:
- Por que as Atividades Externas da Disciplina (AED) existem na PUC Goiás?
- Princípios norteadores
- Concepção e definição de pesquisa
- Possibilidades de exercício da pesquisa
- A estruturação e aplicação das Atividades Externas da Disciplina
APRESENTAÇÃO
A 21ª Etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos possibilitará que os(as) professores(as) dos cursos de graduação da PUC Goiás repensem a sua prática docente, compreendendo que as transformações sociais, políticas e econômicas, que caracterizam a nossa contemporaneidade em seus diferentes níveis, impactam a sala de aula universitária e as relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, alterando, muitas vezes, os processos de conhecer e fazer acadêmicos, trazendo desafios cotidianos para o exercício do magistério no âmbito da universidade.
Nesse sentido, o curso tem como objetivo, propiciar um espaço de reflexão coletiva para pensar caminhos teórico-metodológicos que visam contribuir para a superação dos desafios pedagógicos que a cada dia se intensificam no cotidiano da sala de aula universitária.
No desenvolvimento dos momentos formativos serão contempladas, de forma articulada, tanto as especificidades do processo de ensino-aprendizagem que acontecem nos diferentes cursos de graduação, como as questões mais gerais que perpassam esse processo, no âmbito da universidade. Os conteúdos e métodos, temas e procedimentos, elementos intrínsecos ao processo de ensino-aprendizagem, serão trabalhados de forma articulada em quatro eixos temáticos (Plano de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Atividade Externa da Disciplina), que acontecerão no formato de Colóquios pedagógicos.
EMENTA
As dimensões da sala de aula universitária. As concepções, práticas, níveis e etapas do plano de ensino. A avaliação: concepções e práticas interdisciplinares. Metodologias Ativas: desafios e práticas. Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício da pesquisa.
PÚBLICO-ALVO
Todos os(as) docentes dos cursos de Administração, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Gastronomia, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Teologia e Arqueologia (Grupo Vermelho do Sinaes). Além dos(as) professores(as), de outros cursos, que sejam convidados pela CAP/Prograd.
ORGANIZAÇÃO
Cada professor(a) participará de dois encontros – de três horas-aula cada um -, somando seis horas-aula, distribuídas em dois momentos -, 11 e 18 de novembro e de 20 a 23 de novembro. Os encontros foram estruturados visando favorecer a interlocução entre as pesquisas e discussões teóricas do campo educacional do ensino superior e as experiências vivenciadas pelos docentes no seu cotidiano profissional de forma a provocar debates e reflexões transformadores da prática educativa e, ainda, a ampliação das possibilidades de solução para os problemas, questões e desafios que emergem do cotidiano da prática docente.
1º Momento
Conferência: A aula universitária
Responsável: Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa
Datas: Turma 1: 11 de novembro de 2017 e Turma 2: 18 de novembro de 2017
Local: Área IV, Auditório.
Horário: das 8h às 11h
Vagas: 300 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Esta atividade tem como objetivo suscitar a reflexão coletiva sobre as dimensões da aula universitária e dos desafios que se apresentam ao professor como mediador dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos e ainda abordar as questões relativas à organização do processo de ensino-aprendizagem e aos sujeitos desse processo.
Conteúdos:
- O que é ser professor universitário hoje
- A dimensão do ensino e sua intencionalidade formativa
- Características da aula universitária
- Quem ensina e quem aprende: os sujeitos do processo
- Autonomia e dialogicidade em movimento na aula
- Autoridade e alteridade no cotidiano das relações
- A dimensão ética do trabalho docente
2º Momento
Colóquios com temáticas variadas
(3 horas/1 encontro à escolha do professor dos dias 20 a 23 de novembro)
Foram disponibilizadas 50 vagas para cada colóquio, que ocorrerão em três turnos consecutivos: matutino das 8h às 11h, vespertino das 14h30 às 17h30 e noturno das 18h às 21h. Cada colóquio apresenta uma temática específica que o professor escolhe em acordo ao seu interesse e/ou necessidade.
Colóquio 1 – Concepções, práticas e constituição do plano de ensino
Data: 20 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h as 21h.
Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões consistirá em pensar sobre o planejamento educacional nos seus diferentes níveis (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:
- Concepção de planejamento
- Princípios e finalidades do planejamento
- Tipos de planejamento
- Articulação entre os elementos constitutivos do plano de ensino
- Elaboração de objetivos (gerais e específicos)
- A organização dos conteúdos (conceituais, atitudinais e procedimentais)
- Metodologia: caminho para pensar a aprendizagem?
- Avaliação como processo
Colóquio 2 – Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício prático-reflexivo e de pesquisa
Data: 21 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h
Nesse colóquio, a discussão deverá buscar possibilidades para pensar a Atividade Externa da Disciplina (AED) como exercício de pesquisa e interlocução do componente curricular com a área de atuação profissional do acadêmico.
Conteúdos:
- Por que as Atividades Externas da Disciplina (AED) existem na PUC Goiás?
- Princípios norteadores
- Concepção e definição de pesquisa
- Possibilidades de exercício da pesquisa
- A estruturação e aplicação das Atividades Externas da Disciplina
Colóquio 3 – A avaliação da aprendizagem: concepções e práticas interdisciplinares
Data: 22 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h
Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões será a avaliação da aprendizagem em suas diferentes dimensões (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:
- Concepções e tipos de avaliação
- Princípios norteadores da avaliação da aprendizagem
- Finalidade da avaliação (conhecer, refletir, planejar, agir)
- Avaliação e interdisciplinaridade
- Funções do processo avaliativo (diagnóstico, formativo e somativo)
- A organização dos instrumentos avaliativos
- Elaboração de questões de provas
- Avaliação da aprendizagem como construção do saber
Colóquio 4 – Metodologias Ativas: desafios e práticas
Data: 23 de novembro de 17
Local: Área III, Bloco D, Sala 208
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h
Nesse colóquio, a discussão deverá contribuir para uma compreensão mais profunda sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem, visando facilitar a sua compreensão no contexto dos cursos de graduação e incentivar os docentes a uma revisão de práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.
Conteúdos:
- Concepção e definição
- Por que as metodologias ativas no ensino superior?
- Princípios norteadores
- Possibilidades de aplicação
- Aprendizagem baseada em problemas
- Aprendizagem baseada em projetos
- A estruturação e aplicação das metodologias ativas
Nessa perspectiva, os dois momentos formativos se caracterizarão como espaços/tempos que propiciarão a reflexão sobre o que está sendo realizado na sala de aula e na universidade. A proposta de trabalho para esses encontros dar-se-á no formato de Conferência e Colóquios em que a ênfase será na relação prática-teoria-prática, em consonância às situações didáticas cotidianas do ensino superior.
Cada um dos encontros – Conferência e Colóquios – deverá ser organizado a partir de três momentos imprescindíveis: 1) Sensibilização do grupo para a temática em pauta a partir de uma dinâmica de grupo apropriada; 2) Desenvolvimento da temática a partir de estratégias didáticas diferenciadas e 3) Síntese e avaliação do trabalho realizado naquele encontro. Cada Colóquio deve utilizar estratégias e procedimentos diversificadas, buscando exercitar um processo ensino-aprendizagem dinâmico, participativo, critico e criativo com os docentes.
AVALIAÇÃO DO CURSO/MOMENTO FORMATIVO
Compreendendo a avaliação como dimensão indispensável em qualquer espaço/momento de formação, aqui se faz necessário pensar uma forma de feedback dos envolvidos no processo formativo. Assim, propõe-se a aplicação de um questionário objetivo e específico a ser preenchido individualmente pelos participantes ao final dos momentos formativos.
BIBLIOGRAFIA GERAL
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos, Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica, Curitiba, IBPEX, 1998.
CASTANHO, Sérgio, CASTANHO, Maria Eugênia, Temas e textos em metodologia do ensino superior, Campinas, Papirus, 2001.
CUNHA, Maria I, O professor universitário na transição de paradigmas, Araraquara, JM, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido., ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior, São Paulo, Cortez editora, 2002, 2 volumes.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA
Presidente
Dom Washington Cruz, CP
Vice-Presidente
Monsenhor Daniel Lagni
Secretário Geral
Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP
Reitor
Prof. Wolmir Therezio Amado
Vice-Reitora
Profa. Olga Izilda Ronchi
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profa. Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profa. Milca Severino Pereira
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitor de Administração
Prof. Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitor de Saúde
Prof. Irani Ribeiro de Moura
Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Luciana Alves Antonio Machado
Coordenadora de Apoio Pedagógico
Equipe Técnica
Anderson Rodrigues Neves
Gilza Carla Temoteo Melo Batista
Profa. Liliane Barros de Almeida
Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano
Marta Maria Cançado
Melissa Teixeira Gonçalves
Sarah Caetano de Freitas Gewehr
Apoio de Secretaria
Carolina Porto de Castro
CONTATOS
Pró-Reitoria de Graduação
Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd
Fone: 3946 1027
e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br