19ª Etapa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO
19ª ETAPA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS
O pescador (1925), Tarsila do Amaral.
APRESENTAÇÃO
A 19ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, a ser realizada entre os dias 5 e 29 de outubro de 2016, é parte integrante da Avaliação Especial Docente, prevista nos editais n.º 30/2013, 31/2013, 62/2013, 63/2013, 67/2013, 47/2014, 95/2014, 30/2015, 31/2015, 65/2015 e 69/2015 – Prograd.
A programação destina-se aos professores(as) admitidos(as) no quadro docente da PUC Goiás, em decorrência da aprovação nos processos seletivos referenciados e que não concluíram a carga horária de atividades previstas nos supracitados editais. Destina-se, também, aos professores(as) convidados(as) pela Coordenação de Apoio Pedagógico/Prograd.
A programação dessa etapa foi organizada a partir das demandas identificadas na Avaliação Online 2016, realizada por 21.137 estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da nossa Universidade.
Ao final da 19ª etapa, os certificados serão disponibilizados no site da PUC Goiás.
OBJETIVO DO PROGRAMA
Promover cursos de formação continuada, para professores e gestores acadêmicos, com o propósito de aprimorar a qualidade da pesquisa, do ensino, da avaliação, da extensão e da gestão na PUC Goiás.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De 5 a 29 de outubro de 2016
CERTIFICADOS
Só será certificada a participação dos docentes previamente inscritos nas minicursos e oficinas e que façam parte do público alvo das atividades da 19ª etapa do Programa.
MINICURSOS E OFICINAS
1. Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle
Profa. Elda Jane de Almeida Gontijo
Educação a distância, novas tendências: o lugar do hibridismo na educação. As possibilidades e limites da utilização de ambiente virtual de aprendizagem no processo educacional. Ferramentas e recursos comunicacionais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Datas dos encontros presenciais: 05 de outubro de 2016 (quarta-feira), 11 de outubro de 2016 (terça-feira) e 26 de outubro de 2016 (quarta-feira).
Local: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.
Horário: das 15h às 17h.
Vagas: 25.
Modalidade: Semipresencial – Com CH de 15h.
2. Atividades docentes e normas institucionais
Maria Lúcia Araújo e Silva – ASAD Prograd
Natureza e qualificação jurídica da Instituição. Deveres dos docentes. Relacionamento entre professores, alunos e funcionários à luz do Regime Disciplinar. Vínculo de trabalho. Orientações para o registro das frequências e das avaliações.
Turma A
Data: 8 de outubro de 2016 (sábado).
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 9h às 12h.
Vagas: 35.
Modalidade: Presencial.
Turma B
Data: 14 de outubro de 2016 (sexta-feira).
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 15h às18h.
Vagas: 35.
Modalidade: Presencial.
3. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no âmbito da docência universitária
Profa. Rose Mary Almas Almas de Carvalho e Gilza Carla Temoteo Melo Batista
Introdução ao aplicativo PowerPoint. Design, formatação de fonte e layout, utilização de imagens, sons, recursos, vídeos, textos, animações, transição e apresentação dos slides. Noções básicas do manuseio correto dos equipamentos de multimídia.
Data: 18 de outubro de 2016 (terça-feira)
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Laboratório da Sala 106.
Horário: das 8h às 12h.
Vagas: 60.
Modalidade: Presencial.
4. Roteiro para a elaboração de Planos de Ensino
Profa. Ma. Maria Rita S. Sant Anna
A oficina possibilitará a análise, reflexão e qualificação dos Planos de Ensino. Como planejar e acompanhar as Avaliações, Atividades Externas da Disciplina e Metodologias.
Datas: dias 22 e 29 de outubro de 2016 (sábados).
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 112.
Horário: das 9h às 12h.
Vagas: 40.
Modalidade: Presencial – CH de 6 horas.
Observação:
Para melhor aproveitamento da oficina, nos dias dos encontros, o(a) professor(a) que se inscrever nesse minicurso deverá levar os seus Planos de Ensino impressos.
5. Acessibilidade nas Dimensões do Estatuto da Pessoa com Deficiência
Profa. Ma. Marília Rabelo Holanda Camarano e Prof. Me. Frederico Alves da Silva
Abordar as implicações legais no processo de inclusão, bem como as ações do programa de acessibilidade segundo a Lei 13.148 de 2015. Discutir os conceitos e características dos tipos de necessidades educacionais, bem como as abordagens pedagógicas aplicadas em sala de aula.
Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira)
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 8h às 12h
Vagas: 60.
Modalidade: Presencial.
6. Aprendizado Baseado em Times
Prof. Me. Fábio Manoel Sá Simões
Introdução às Metodologias Ativas – Aplicações do TBL (Team-Based Learning), Teste individual e de grupo para Garantia de leitura prévia. Atividades Avaliativas em grupo, Plickers.
Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira).
Local: Área 3, Bloco D, Sala 208.
Horário: das 14h30min às 17h.
Vagas: 40.
Modalidade: Presencial
7. Pesquisa e o Ensino: método, elaboração e planejamento
Prof. Me. Ivan Vieira Neto
O curso trata do perfil do professor-pesquisador e enfatiza a importância da pesquisa no planejamento e elaboração para o ensino-aprendizagem. Os recortes das aulas e a criação do plano de ensino. A elaboração de uma linha de investigação em que os tema da disciplina se desenvolvem. A questão da interdisciplinaridade. As novas metodologias.
Datas: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira) e 28 de outubro de 2016 (sexta-feira).
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 18h às 22h.
Vagas: 60.
Modalidade: Presencial – CH de 8 horas.
8. Educação, Cuidado de Si e Subjetivação
Prof. Me. Leandro de Menezes
A atividade permitirá uma reflexão foucaultiana acerca da educação, compreendida como um instrumento para que o indivíduo possa ter acesso a qualquer tipo de discurso e saber-poder, livrando-se assim das velhas formas de ocultamento de ideias e adestramento do comportamento. Combatendo, assim, a cultura da normose, a coerção fomentada pela busca da padronização. No lugar disso, trata-se de pensar aqui uma educação que deforme e, em razão disso, que estimule a criatividade e a autonomia na construção de uma estética da existência para cada estudante, a partir de suas próprias escolhas, os compreendendo em suas particularidades e não como rebanho.
Data: 27 de outubro de 2016 (quinta-feira).
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 15h às 18h.
Vagas: 60.
Modalidade: Presencial.
9. Ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação
Prof. Dr. José Carlos Libâneo
A mediação didática e a mediação cognitiva no ensino superior. A contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento humano para o ensino de disciplinas científicas. Características do conhecimento pedagógico-didático. Método da ciência e método de ensino. A integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. Procedimentos de ensino-aprendizagem para a formação de operações mentais conexas à gênese da constituição do conteúdo da disciplina. Ensino com pesquisa: caracterização e modos de operacionalização.
Data: 28 de outubro de 2016 (sexta-feira).
Local: Área IV, Sala Multiuso 3.
Horário: das 14h às 18h.
Vagas: 60.
Modalidade: Presencial.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA
Presidente
Dom Washington Cruz, CP
Vice-Presidente
Monsenhor Daniel Lagni
Secretário Geral
Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP
Reitor
Prof. Wolmir Therezio Amado
Vice-Reitora
Profa. Olga Izilda Ronchi
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profa. Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profa. Milca Severino Pereira
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitor de Administração
Prof. Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitor de Saúde
Prof. José Antonio Lôbo
Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Luciana Alves Antonio Machado
Coordenadora de Apoio Pedagógico
Equipe Técnica
Anderson Rodrigues Neves
Gilza Carla Temoteo Melo Batista
Marta Maria Cançado
Melissa Teixeira Gonçalves
Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano
Sarah Caetano de Freitas Gewehr
Apoio de Secretaria
Rodrigo Bernard Andrade
CONTATOS
Pró-ReitorIa de Graduação
Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd
Fone: 3946 1027
e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br