18ª etapa

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO

Rumo aos 60 anos FINAL

 18ª Etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos

CapaPFC

Download do Folder

APRESENTAÇÃO

A 18ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, a ser realizada entre os dias 28 de março e 27 de abril de 2016 é parte integrante da Avaliação Especial Docente, prevista nos editais n.º 30/2013, 31/2013, 62/2013, 63/2013, 67/2013, 9/2014, 12/2014, 24/2014, 47/2014, 95/2014, 30/2015, 31/2015, 65/2015 e 69/2015 – Prograd.

A programação destina-se aos professores admitidos no quadro docente da PUC Goiás, em decorrência da aprovação nos processos seletivos referenciados e que não concluíram a carga horária de atividades previstas nos supracitados editais. A participação desses professores, indispensável e intransferível, será registrada tanto no início quanto no encerramento de cada atividade.

Ao final da 18ª etapa, os certificados serão disponibilizados no site da PUC Goiás. O comprovante de participação deverá ser entregue e protocolizado na Divisão de Recursos Humanos – DRH.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De 28 de março a 27 de abril de 2016

 CERTIFICADOS

Só será certificada a participação dos docentes previamente inscritos nos minicursos e que façam parte do público alvo das atividades da 18ª etapa do Programa.

OFICINAS E MINICURSOS

incricao01

1. O uso dos resultados do Enade como instrumento de qualificação

Prof. Luiz Antonio Silva Junior

Utilização dos resultados do Enade com vistas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem.

Turma A

Data: 30 de março de 2016 (quarta-feira).

Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 110.

Horário: 8h30min – 12h.

Vagas: 40.

Modalidade: Presencial.

 

Turma B

Data: 6 de abril de 2016 (quarta-feira)

Local: Área 4, Sala Multiuso 3

Horário: 18h30min – 22h.

Vagas: 40

Modalidade: Presencial

.

2. O Programa de Acessibilidade da PUC Goiás

Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano

Apresentação do Programa de Acessibilidade. Orientações acerca dos procedimentos necessários ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas.

Data: 04 de abril de 2016 (segunda-feira).

Local: Área 4, Bloco C, Sala 305.

Horário: 14h – 18h.

Vagas: 50.

Modalidade: Presencial.

.

3. Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle

Profa. Elda Jane de Almeida Gontijo

Educação a distância, novas tendências: o lugar do hibridismo na educação. As possibilidades e limites da utilização de ambiente virtual de aprendizagem no processo educacional. Ferramentas e recursos comunicacionais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Datas dos encontros: 6 e 20 de abril de 2016 (quartas-feiras).

Local do encontro: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.

Horário: 14h30min – 17h.

Vagas: 25.

Modalidade: Semipresencial – Com CH de 15h.

.

4. O Ambiente de Aprendizagem no Ensino Superior: a indissociabilidade entre pesquisa e ensino

Prof. Ivan Vieira Neto

O curso tem por objetivo discutir o papel da pesquisa no quotidiano do ensino na Graduação, com referencial nacional e internacional dedicado aos métodos de aprendizagem que enfatizam a importância dos instrumentos de investigação científica na qualificação do processo de aprendizagem nos cursos de Graduação. Apresentaremos dados de departamentos universitários estrangeiros e compartilharemos a experiência dos Grupos de Estudos no Curso de História da PUC Goiás e o seu reflexo nas salas de aula e nos trabalhos de conclusão de curso.

Data: 7 de abril de 2016 (quinta-feira).

Local: Área 4, Sala Multiuso 1.

Horário: 18h30min – 22h.

Vagas: 50.

Modalidade: Presencial.

.

5. Qualificação dos Planos de Ensino

Profa. Maria Rita S. Sant Anna

A oficina possibilitará a análise, reflexão e qualificação dos Planos de Ensino. Como planejar e acompanhar as Avaliações, Atividades Externas da Disciplina e Metodologia.

Data: dias 9 e 16 de abril de 2016 (sábados).

Local: Área 4, Bloco C, Sala 405.

Horário: 9h – 12h.

Vagas: 25.

Modalidade: Presencial – CH de 6 horas.

Observação:

Para melhor aproveitamento da oficina, nos dias dos encontros, o(a) professor(a) deverá levar os seus Planos de Ensino impressos.

Download do Material de Apoio

6. Biblioteca como apoio pedagógico

Arielle Lopes de Almeida, Márcia Rita Freire, Maria Auxiliadora Marques e Silva Pires e Melany Barbosa Borges Xavier – Equipe da Biblioteca – SIBI/Prograd

Esclarecimento sobre as possibilidades de acesso às pesquisas científicas disponibilizadas por meio do SIBI, da Rede Pergamum e das bases de dados, de acesso gratuito e online.

Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).

Local: Área 1, Biblioteca Central.

Horário: 9h30min – 11h30min.

Vagas: 30.

Modalidade: Presencial.

.

7. Normas institucionais aplicadas à atividade docente

Maria Lúcia Araújo e Silva

Natureza e qualificação jurídica da Instituição. Deveres dos docentes. Relacionamento entre professores, alunos e funcionários à luz do Regime Disciplinar. Orientações para o registro das frequências e das avaliações.

Turma A

Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).

Local: Área 4, Sala Multiuso 1.

Horário: 8h30min – 12h.

Vagas: 25.

Modalidade: Presencial.

 

Turma B

Data: 29 de abril de 2016 (sexta-feira).

Local: Área 4, Sala Multiuso 1.

Horário: 14h30min – 18h.

Vagas: 25.

Modalidade: Presencial.

.

8. Noções Básicas de Prezzi

Prof. Jhonny D. Echalar

Criação de uma apresentação com os seguintes recursos: Seleção de tema (templade, layout, jogo de cores); formatação de texto; edição e formatação de imagem; animação e transição.

Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).

Local: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.

Horário: 14h – 17h.

Vagas: 25.

Modalidade: Presencial.

.

9. Oficina de saúde vocal do professor

Profa. Luciana Alves Antonio Machado

A oficina suscitará a compreensão da voz como um instrumento fundamental ao trabalho docente. Diante disso, os(as) professores(as) serão orientados quanto aos cuidados e acompanhamento da saúde vocal.

Data: 20 de abril de 2016 (quarta-feira).

Local: Área 4, Sala Multiuso 1.

Horário: 8h30min – 12h.

Vagas: 40.

Modalidade: Presencial.

.

10. Matriz de Referências – conversando sobre o que a gente faz

Prof. Luiz Álvaro de Oliveira Júnior e Profa. Marta Maria Cançado

Referências para a elaboração das questões da Avaliação Interdisciplinar (AI). Reflexão acerca de habilidades e competências a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.

Data: 27 de abril de 2016 (quarta-feira).

Local: Área 4, Sala Multiuso 2.

Horário: 14h – 18h.

Vagas: 40.

Modalidade: Presencial.

incricao01 

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

Presidente

Dom Washington Cruz, CP

Vice-Presidente

Monsenhor Daniel Lagni

Secretário Geral

Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

 Grão-Chanceler

Dom Washington Cruz, CP

Reitor

Prof. Wolmir Therezio Amado

Vice-Reitora

Profa. Olga Izilda Ronchi

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Profa. Márcia de Alencar Santana

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Milca Severino Pereira

Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional

Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-Reitor de Administração

Prof. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-Reitor de Comunicação

Prof. Eduardo Rodrigues da Silva

Pró-Reitor de Saúde

Prof. José Antonio Lôbo

Chefe de Gabinete

Prof. Lorenzo Lago

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Luciana Alves Antonio Machado

Coordenadora de Apoio Pedagógico

 

Equipe Técnica

Anderson Rodrigues Neves

Gilza Carla Temoteo Melo Batista

Marta Maria Cançado

Melissa Teixeira Gonçalves

Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano

Sarah Caetano de Freitas Gewehr

Apoio de Secretaria

Mariana Garcia Oliveira Talarico do Valle

 

CONTATOS

Pró-Reitoria de Graduação

Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd

Fone: 3946 1027

e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br

1AHSJH