18ª etapa
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO
COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO
18ª Etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos
APRESENTAÇÃO
A 18ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, a ser realizada entre os dias 28 de março e 27 de abril de 2016 é parte integrante da Avaliação Especial Docente, prevista nos editais n.º 30/2013, 31/2013, 62/2013, 63/2013, 67/2013, 9/2014, 12/2014, 24/2014, 47/2014, 95/2014, 30/2015, 31/2015, 65/2015 e 69/2015 – Prograd.
A programação destina-se aos professores admitidos no quadro docente da PUC Goiás, em decorrência da aprovação nos processos seletivos referenciados e que não concluíram a carga horária de atividades previstas nos supracitados editais. A participação desses professores, indispensável e intransferível, será registrada tanto no início quanto no encerramento de cada atividade.
Ao final da 18ª etapa, os certificados serão disponibilizados no site da PUC Goiás. O comprovante de participação deverá ser entregue e protocolizado na Divisão de Recursos Humanos – DRH.
PERÍODO DE REALIZAÇÃO
De 28 de março a 27 de abril de 2016
CERTIFICADOS
Só será certificada a participação dos docentes previamente inscritos nos minicursos e que façam parte do público alvo das atividades da 18ª etapa do Programa.
OFICINAS E MINICURSOS
1. O uso dos resultados do Enade como instrumento de qualificação
Prof. Luiz Antonio Silva Junior
Utilização dos resultados do Enade com vistas a qualificar o processo de ensino e aprendizagem.
Turma A
Data: 30 de março de 2016 (quarta-feira).
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 110.
Horário: 8h30min – 12h.
Vagas: 40.
Modalidade: Presencial.
Turma B
Data: 6 de abril de 2016 (quarta-feira)
Local: Área 4, Sala Multiuso 3
Horário: 18h30min – 22h.
Vagas: 40
Modalidade: Presencial
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2. O Programa de Acessibilidade da PUC Goiás
Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano
Apresentação do Programa de Acessibilidade. Orientações acerca dos procedimentos necessários ao acompanhamento de estudantes com necessidades educacionais específicas.
Data: 04 de abril de 2016 (segunda-feira).
Local: Área 4, Bloco C, Sala 305.
Horário: 14h – 18h.
Vagas: 50.
Modalidade: Presencial.
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3. Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle
Profa. Elda Jane de Almeida Gontijo
Educação a distância, novas tendências: o lugar do hibridismo na educação. As possibilidades e limites da utilização de ambiente virtual de aprendizagem no processo educacional. Ferramentas e recursos comunicacionais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para desenvolvimento de atividades pedagógicas.
Datas dos encontros: 6 e 20 de abril de 2016 (quartas-feiras).
Local do encontro: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.
Horário: 14h30min – 17h.
Vagas: 25.
Modalidade: Semipresencial – Com CH de 15h.
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4. O Ambiente de Aprendizagem no Ensino Superior: a indissociabilidade entre pesquisa e ensino
Prof. Ivan Vieira Neto
O curso tem por objetivo discutir o papel da pesquisa no quotidiano do ensino na Graduação, com referencial nacional e internacional dedicado aos métodos de aprendizagem que enfatizam a importância dos instrumentos de investigação científica na qualificação do processo de aprendizagem nos cursos de Graduação. Apresentaremos dados de departamentos universitários estrangeiros e compartilharemos a experiência dos Grupos de Estudos no Curso de História da PUC Goiás e o seu reflexo nas salas de aula e nos trabalhos de conclusão de curso.
Data: 7 de abril de 2016 (quinta-feira).
Local: Área 4, Sala Multiuso 1.
Horário: 18h30min – 22h.
Vagas: 50.
Modalidade: Presencial.
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5. Qualificação dos Planos de Ensino
Profa. Maria Rita S. Sant Anna
A oficina possibilitará a análise, reflexão e qualificação dos Planos de Ensino. Como planejar e acompanhar as Avaliações, Atividades Externas da Disciplina e Metodologia.
Data: dias 9 e 16 de abril de 2016 (sábados).
Local: Área 4, Bloco C, Sala 405.
Horário: 9h – 12h.
Vagas: 25.
Modalidade: Presencial – CH de 6 horas.
Observação:
Para melhor aproveitamento da oficina, nos dias dos encontros, o(a) professor(a) deverá levar os seus Planos de Ensino impressos.
6. Biblioteca como apoio pedagógico
Arielle Lopes de Almeida, Márcia Rita Freire, Maria Auxiliadora Marques e Silva Pires e Melany Barbosa Borges Xavier – Equipe da Biblioteca – SIBI/Prograd
Esclarecimento sobre as possibilidades de acesso às pesquisas científicas disponibilizadas por meio do SIBI, da Rede Pergamum e das bases de dados, de acesso gratuito e online.
Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).
Local: Área 1, Biblioteca Central.
Horário: 9h30min – 11h30min.
Vagas: 30.
Modalidade: Presencial.
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7. Normas institucionais aplicadas à atividade docente
Maria Lúcia Araújo e Silva
Natureza e qualificação jurídica da Instituição. Deveres dos docentes. Relacionamento entre professores, alunos e funcionários à luz do Regime Disciplinar. Orientações para o registro das frequências e das avaliações.
Turma A
Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).
Local: Área 4, Sala Multiuso 1.
Horário: 8h30min – 12h.
Vagas: 25.
Modalidade: Presencial.
Turma B
Data: 29 de abril de 2016 (sexta-feira).
Local: Área 4, Sala Multiuso 1.
Horário: 14h30min – 18h.
Vagas: 25.
Modalidade: Presencial.
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8. Noções Básicas de Prezzi
Prof. Jhonny D. Echalar
Criação de uma apresentação com os seguintes recursos: Seleção de tema (templade, layout, jogo de cores); formatação de texto; edição e formatação de imagem; animação e transição.
Data: 12 de abril de 2016 (terça-feira).
Local: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.
Horário: 14h – 17h.
Vagas: 25.
Modalidade: Presencial.
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9. Oficina de saúde vocal do professor
Profa. Luciana Alves Antonio Machado
A oficina suscitará a compreensão da voz como um instrumento fundamental ao trabalho docente. Diante disso, os(as) professores(as) serão orientados quanto aos cuidados e acompanhamento da saúde vocal.
Data: 20 de abril de 2016 (quarta-feira).
Local: Área 4, Sala Multiuso 1.
Horário: 8h30min – 12h.
Vagas: 40.
Modalidade: Presencial.
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10. Matriz de Referências – conversando sobre o que a gente faz
Prof. Luiz Álvaro de Oliveira Júnior e Profa. Marta Maria Cançado
Referências para a elaboração das questões da Avaliação Interdisciplinar (AI). Reflexão acerca de habilidades e competências a partir das orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais de cada curso de graduação.
Data: 27 de abril de 2016 (quarta-feira).
Local: Área 4, Sala Multiuso 2.
Horário: 14h – 18h.
Vagas: 40.
Modalidade: Presencial.
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA
Presidente
Dom Washington Cruz, CP
Vice-Presidente
Monsenhor Daniel Lagni
Secretário Geral
Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP
Reitor
Prof. Wolmir Therezio Amado
Vice-Reitora
Profa. Olga Izilda Ronchi
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profa. Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profa. Milca Severino Pereira
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitor de Administração
Prof. Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitor de Saúde
Prof. José Antonio Lôbo
Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Graduação
Profa. Luciana Alves Antonio Machado
Coordenadora de Apoio Pedagógico
Equipe Técnica
Anderson Rodrigues Neves
Gilza Carla Temoteo Melo Batista
Marta Maria Cançado
Melissa Teixeira Gonçalves
Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano
Sarah Caetano de Freitas Gewehr
Apoio de Secretaria
Mariana Garcia Oliveira Talarico do Valle
CONTATOS
Pró-Reitoria de Graduação
Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd
Fone: 3946 1027
e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br