Apresentação

Os idosos presenciam, diuturnamente, a alteração do ritmo de suas vidas pela incorporação de novas tecnologias, palavras e sentidos, remetendo-os para o, já conhecido, mundo globalizado. Entretanto, como utilizar a informática de forma que ela contribua para sua valorização social, o desenvolvimento de qualidades inteligentes, cidadania e, ainda, a reconstrução de suas concepções de envelhecimento?

Estes questionamentos serão o mote desta oitava edição do encontro, que pretende discutir as contribuições da inclusão digital na vida dos idosos e apontar benefícios na qualificação de trabalhos educativos que podem enriquecer e contribuir em estratégicas pedagógicas e de aprendizagem.

Assim, a oitava edição do Encontro Científico de Gerontologia Social da PUC Goiás (ENGES) ganha relevância por seu caráter de mediação entre as diversas demandas que envolvem o universo da pessoa acima de 60 anos. Para este ano de 2016, o ENGES tem como principal objetivo discutir as implicações da inclusão digital em suas vidas.

Durante esta edição serão apresentados trabalhos científicos, contemplando temas relativos ao “Idoso e Inclusão Digital”, por meio de pôsteres. Envolverá, portanto, todos os departamentos da PUC Goiás. Os alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNATI), projeto de extensão do Programa de Gerontologia Social da PUC Goiás, participarão como atores deste evento, integrando Ensino, Pesquisa e Extensão (graduação e pós-graduação), fortalecendo o compromisso da Instituição com a excelência em seus serviços.