Histórico

A Incubadora PUC Goiás, iniciou suas atividades na Base Social, e no ano de 2012, com a colaboração direta do Departamento de Administração, do Departamento de Contabilidade, do Departamento de Economia e o do Departamento de Serviço Social, a Incubadora agrega, atividades de Base Tecnológica passando a ser uma incubadora mista.

O Programa de Incubação de Empresas da Pontifícia Universidade Católica de Goiás atende empresas de base tecnológica, e social, vinculado a Agencia de Inovação e ao Gabinete do Reitor. O seu funcionamento é viabilizado pela PUC-Goiás, em parceria com diversas entidades de apoio à Incubadora, como: Fapeg, Funtec e CNPq. O sistema de Incubação da PUC Goiás é composto por três fases: pré-incubação, incubação e pós-incubação, que oferecem orientação específica para as etapas de concepção, implementação e consolidação de empreendimentos de natureza inovadora e social.

Preferencialmente as empresas Incubadas devem atuar nas áreas de competência da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. A PUC Goiás sempre desenvolveu várias atividades de Incubação social. O desenvolvimento de um Programa de Incubação Social (PIS) na região Leste de Goiânia, inicialmente com área de abrangência nos bairros Jardim D. Fernando I e II, Jardim das Aroeiras I e II e Jardim Conquista, vem com o objetivo, além de buscar a geração de trabalho e renda, dar continuidade as atividades anteriormente desenvolvidas pelo Instituto Dom Fernando nesta região.

Posteriormente as atividades de extensão da Pontifícia Universidade Católica de Goiás deram sequência ao processo de organização de processos produtivos com as atividades de produção de alimentos, fabricação de instrumentos musicais e de artesanato, este último a partir dos resíduos sólidos da Cooperativa de Reciclagem de Lixo COOPREC empresa já graduada.

Com a experiência adquirida na base social, a Incubadora no ano de 2012 iniciou o “Projeto Incubadora de Base Tecnológica”. Desde então, a Incubadora tem trabalhado sensibilizando a comunidade sobre abertura de negócios inovadores e o papel da Incubadora ao apoio e desenvolvimento do mesmo.

A Incubadora fechará o semestre 2018/1 com o programa de sensibilização em andamento e com 36 (trinta e seis) empresas em fase de pré-incubação e 02(duas) empresas Incubadas. Para uma melhor compreensão da Incubadora PUC Goiás é importante ressaltar os conceitos de incubadora: Incubadora de Base tecnológica – abriga empresas cujos produtos, processos ou serviços resultam de pesquisa científica, para os quais a tecnologia representa alto valor agregado. Abriga empreendimentos na área de informática, biotecnologia, química fina, mecânica de precisão e novos materiais. Incubadora de Base social – abriga empreendimentos oriundos de projetos sociais, ligados aos setores tradicionais, cujo conhecimento é de domínio público, e que atendam à demanda de emprego e renda e de melhoria da qualidade de vida da comunidade. Atualmente existem 02(dois) projetos sociais que são viabilizados pela Incubadora: Escola de formação de Juventude e a Escola de Circo, ambos capacitam jovens em uma formação profissional e artística.