6 de novembro de 2017

Baseado na Vida estreia em Goiânia nesta terça-feira

pastedImage

Depois de uma temporada de experimentação com a pré-estreia do projeto Baseado na Vida: a Saga de João de Santo Cristo, o espetáculo teatral estreia oficialmente nesta terça e quarta-feira, 7 e 8, às 20h, no Teatro Sesc, à rua 19, Centro. A peça é encenada pelo Grupo Arte Fatos da Coordenação de Arte e Cultura (CAC/Proex) da PUC Goiás.

Segundo o dramaturgo e diretor do grupo, Danilo Alencar, o trabalho traz à tona a situação da sociedade brasileira contemporânea. “O espectador tem diante de si um espelho que reflete a realidade do que somos ou o ideal que poderíamos ser.” Migração, preconceito, tráfico de drogas, tortura e violência são algumas das vertentes contextualizadas na peça.

Para retratar a violência, Alencar recorre ao gênero cinematográfico western, como O Matador (1950), do americano Henry King; O Dólar Furado (1965), do italiano Giorgio Ferroni e Butch Cassidy (1969), do estadunidense George Roy Hill. “O faroeste nunca passou”, afirma o diretor. O espetáculo é apoiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O elenco é composto pelo Núcleo Experimental do Grupo.

 A obra é inspirada na composição de Renato Russo: Faroeste Caboclo; canção da banda de rock brasiliense Legião Urbana. Sob a ótica de Danilo Alencar, a saga de João de Santo Cristo, – personagem da música –  é iniciada quando migra do interior da Bahia para Brasília, em busca de vida melhor. Sonho que o protagonista compartilha com retirantes que fogem da fome e má sorte, levando consigo dor, tristeza e revolta. Inspirado na música, mas baseado na vida, o espetáculo faz alegoria aos milhões de “Joãos” Brasil a fora e ao destino do verdadeiro Cristo.

Marcações: