21ª Etapa

21-pfc

NOVAS DATAS

Conferência: A aula universitária

Responsável: Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa
Data: 6 de dezembro de 2017
Local: Área IV, Salas Multiuso 2 e 3.
Horário: das 14h30min às 17h30min
Vagas: 150
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas

Colóquio – A avaliação da aprendizagem: concepções e práticas interdisciplinares

Data: 7 de dezembro de 2017
Horários: das 8h às 11h
Local:
 Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas

Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões será a avaliação da aprendizagem em suas diferentes dimensões (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:

  • Concepções e tipos de avaliação
  • Princípios norteadores da avaliação da aprendizagem
  • Finalidade da avaliação (conhecer, refletir, planejar, agir)
  • Avaliação e interdisciplinaridade
  • Funções do processo avaliativo (diagnóstico, formativo e somativo)
  • A organização dos instrumentos avaliativos
  • Elaboração de questões de provas
  • Avaliação da aprendizagem como construção do saber

Colóquio – Metodologias Ativas: desafios e práticas

Data: 7 de dezembro de 2017
Horário: das 14h30min às 17h30min
Local:
 Área IV, Sala Multiuso 3.
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas

Nesse colóquio, a discussão deverá contribuir para uma compreensão mais profunda sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem, visando facilitar a sua compreensão no contexto dos cursos de graduação e incentivar os docentes a uma revisão de práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.
Conteúdos:

  • Concepção e definição
  • Por que as metodologias ativas no ensino superior?
  • Princípios norteadores
  • Possibilidades de aplicação
  • Aprendizagem baseada em problemas
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • A estruturação e aplicação das metodologias ativas

Colóquio – Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício prático-reflexivo e de pesquisa

Data: 8 de dezembro de 2017
Horários: das 14h30min às 17h30min
Local: Área IV, Sala Multiuso 2
Vagas: 50
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas

Nesse colóquio, a discussão deverá buscar possibilidades para pensar a Atividade Externa da Disciplina (AED) como exercício de pesquisa e interlocução do componente curricular com a área de atuação profissional do acadêmico.
Conteúdos:

  • Por que as Atividades Externas da Disciplina (AED) existem na PUC Goiás?
  • Princípios norteadores
  • Concepção e definição de pesquisa
  • Possibilidades de exercício da pesquisa
  • A estruturação e aplicação das Atividades Externas da Disciplina

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APRESENTAÇÃO
A 21ª Etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos possibilitará que os(as) professores(as) dos cursos de graduação da PUC Goiás repensem a sua prática docente, compreendendo que as transformações sociais, políticas e econômicas, que caracterizam a nossa contemporaneidade em seus diferentes níveis, impactam a sala de aula universitária e as relações estabelecidas entre os sujeitos envolvidos no processo de ensino e de aprendizagem, alterando, muitas vezes, os processos de conhecer e fazer acadêmicos, trazendo desafios cotidianos para o exercício do magistério no âmbito da universidade.
Nesse sentido, o curso tem como objetivo, propiciar um espaço de reflexão coletiva para pensar caminhos teórico-metodológicos que visam contribuir para a superação dos desafios pedagógicos que a cada dia se intensificam no cotidiano da sala de aula universitária.
No desenvolvimento dos momentos formativos serão contempladas, de forma articulada, tanto as especificidades do processo de ensino-aprendizagem que acontecem nos diferentes cursos de graduação, como as questões mais gerais que perpassam esse processo, no âmbito da universidade. Os conteúdos e métodos, temas e procedimentos, elementos intrínsecos ao processo de ensino-aprendizagem, serão trabalhados de forma articulada em quatro eixos temáticos (Plano de Ensino, Avaliação da Aprendizagem, Metodologias Ativas, Atividade Externa da Disciplina), que acontecerão no formato de Colóquios pedagógicos.

EMENTA
As dimensões da sala de aula universitária. As concepções, práticas, níveis e etapas do plano de ensino. A avaliação: concepções e práticas interdisciplinares. Metodologias Ativas: desafios e práticas. Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício da pesquisa.

PÚBLICO-ALVO

Todos os(as) docentes dos cursos de Administração, Ciências Aeronáuticas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Gastronomia, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Teologia e Arqueologia (Grupo Vermelho do Sinaes).  Além dos(as) professores(as), de outros cursos, que sejam convidados pela CAP/Prograd.

ORGANIZAÇÃO
Cada professor(a) participará de dois encontros – de três horas-aula cada um -, somando seis horas-aula, distribuídas em dois momentos -, 11 e 18 de novembro e de 20 a 23 de novembro. Os encontros foram estruturados visando favorecer a interlocução entre as pesquisas e discussões teóricas do campo educacional do ensino superior e as experiências vivenciadas pelos docentes no seu cotidiano profissional de forma a provocar debates e reflexões transformadores da prática educativa e, ainda, a ampliação das possibilidades de solução para os problemas, questões e desafios que emergem do cotidiano da prática docente.

1º Momento
 Conferência: A aula universitária

Responsável: Profa. Dra. Sônia Margarida Gomes Sousa
Datas: Turma 1: 11 de novembro de 2017 e Turma 2: 18 de novembro de 2017
Local: Área IV, Auditório.
Horário: das 8h às 11h
Vagas: 300 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas

Esta atividade tem como objetivo suscitar a reflexão coletiva sobre as dimensões da aula universitária e dos desafios que se apresentam ao professor como mediador dos conhecimentos a serem ensinados e aprendidos e ainda abordar as questões relativas à organização do processo de ensino-aprendizagem e aos sujeitos desse processo.
Conteúdos:

  • O que é ser professor universitário hoje
  • A dimensão do ensino e sua intencionalidade formativa
  • Características da aula universitária
  • Quem ensina e quem aprende: os sujeitos do processo
  • Autonomia e dialogicidade em movimento na aula
  • Autoridade e alteridade no cotidiano das relações
  • A dimensão ética do trabalho docente

2º Momento
 Colóquios com temáticas variadas

(3 horas/1 encontro à escolha do professor dos dias 20 a 23 de novembro)

Foram disponibilizadas 50 vagas para cada colóquio, que ocorrerão em três turnos consecutivos: matutino das 8h às 11h, vespertino das 14h30 às 17h30 e noturno das 18h às 21h. Cada colóquio apresenta uma temática específica que o professor escolhe em acordo ao seu interesse e/ou necessidade.

Colóquio 1 – Concepções, práticas e constituição do plano de ensino

Data: 20 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h as 21h.

Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões consistirá em pensar sobre o planejamento educacional nos seus diferentes níveis (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:

  • Concepção de planejamento
  • Princípios e finalidades do planejamento
  • Tipos de planejamento
  • Articulação entre os elementos constitutivos do plano de ensino
  • Elaboração de objetivos (gerais e específicos)
  • A organização dos conteúdos (conceituais, atitudinais e procedimentais)
  • Metodologia: caminho para pensar a aprendizagem?
  • Avaliação como processo

Colóquio 2 – Atividade Externa da Disciplina: possibilidade de exercício prático-reflexivo e de pesquisa

Data: 21 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma.
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h

Nesse colóquio, a discussão deverá buscar possibilidades para pensar a Atividade Externa da Disciplina (AED) como exercício de pesquisa e interlocução do componente curricular com a área de atuação profissional do acadêmico.
Conteúdos:

  • Por que as Atividades Externas da Disciplina (AED) existem na PUC Goiás?
  • Princípios norteadores
  • Concepção e definição de pesquisa
  • Possibilidades de exercício da pesquisa
  • A estruturação e aplicação das Atividades Externas da Disciplina

Colóquio 3 – A avaliação da aprendizagem: concepções e práticas interdisciplinares

Data: 22 de novembro de 2017
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h

Nesse colóquio, o eixo norteador das discussões será a avaliação da aprendizagem em suas diferentes dimensões (plano de ensino e plano de aula) e suas implicações para a prática docente cotidiana.
Conteúdos:

  • Concepções e tipos de avaliação
  • Princípios norteadores da avaliação da aprendizagem
  • Finalidade da avaliação (conhecer, refletir, planejar, agir)
  • Avaliação e interdisciplinaridade
  • Funções do processo avaliativo (diagnóstico, formativo e somativo)
  • A organização dos instrumentos avaliativos
  • Elaboração de questões de provas
  • Avaliação da aprendizagem como construção do saber

Colóquio 4 – Metodologias Ativas: desafios e práticas

Data: 23 de novembro de 17
Local: Área III, Bloco D, Sala 208
Vagas: 50 por turma
Modalidade: Presencial
Carga horária: 3 horas
Horários: Turma 1: das 8h às 11h, Turma 2: das 14h30min às 17h30min e Turma 3: das 18h às 21h

Nesse colóquio, a discussão deverá contribuir para uma compreensão mais profunda sobre as Metodologias Ativas de Aprendizagem, visando facilitar a sua compreensão no contexto dos cursos de graduação e incentivar os docentes a uma revisão de práticas tradicionais de ensino e aprendizagem.
Conteúdos:

  • Concepção e definição
  • Por que as metodologias ativas no ensino superior?
  • Princípios norteadores
  • Possibilidades de aplicação
  • Aprendizagem baseada em problemas
  • Aprendizagem baseada em projetos
  • A estruturação e aplicação das metodologias ativas

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Nessa perspectiva, os dois momentos formativos se caracterizarão como espaços/tempos que propiciarão a reflexão sobre o que está sendo realizado na sala de aula e na universidade. A proposta de trabalho para esses encontros dar-se-á no formato de Conferência e Colóquios em que a ênfase será na relação prática-teoria-prática, em consonância às situações didáticas cotidianas do ensino superior.
Cada um dos encontros – Conferência e Colóquios – deverá ser organizado a partir de três momentos imprescindíveis: 1) Sensibilização do grupo para a temática em pauta a partir de uma dinâmica de grupo apropriada; 2) Desenvolvimento da temática a partir de estratégias didáticas diferenciadas e 3) Síntese e avaliação do trabalho realizado naquele encontro. Cada Colóquio deve utilizar estratégias e procedimentos diversificadas, buscando exercitar um processo ensino-aprendizagem dinâmico, participativo, critico e criativo com os docentes.

AVALIAÇÃO DO CURSO/MOMENTO FORMATIVO
Compreendendo a avaliação como dimensão indispensável em qualquer espaço/momento de formação, aqui se faz necessário pensar uma forma de feedback dos envolvidos no processo formativo. Assim, propõe-se a aplicação de um questionário objetivo e específico a ser preenchido individualmente pelos participantes ao final dos momentos formativos.

BIBLIOGRAFIA GERAL
ANASTASIOU, Lea das Graças Camargos, Metodologia do ensino superior: da prática docente a uma possível teoria pedagógica, Curitiba, IBPEX, 1998.
CASTANHO, Sérgio, CASTANHO, Maria Eugênia, Temas e textos em metodologia do ensino superior, Campinas, Papirus, 2001.
CUNHA, Maria I, O professor universitário na transição de paradigmas, Araraquara, JM, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido., ANASTASIOU, Lea das Graças Camargo. Docência no ensino superior, São Paulo, Cortez editora, 2002, 2 volumes.

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

Presidente

Dom Washington Cruz, CP

Vice-Presidente

Monsenhor Daniel Lagni

Secretário Geral

Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

Grão-Chanceler

Dom Washington Cruz, CP

Reitor

Prof. Wolmir Therezio Amado

Vice-Reitora

Profa. Olga Izilda Ronchi

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Profa. Márcia de Alencar Santana

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Milca Severino Pereira

Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional

Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-Reitor de Administração

Prof. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-Reitor de Comunicação

Prof. Eduardo Rodrigues da Silva

Pró-Reitor de Saúde

Prof. Irani Ribeiro de Moura

Chefe de Gabinete

Prof. Lorenzo Lago

COMISSÃO ORGANIZADORA

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Luciana Alves Antonio Machado

Coordenadora de Apoio Pedagógico

 

Equipe Técnica

Anderson Rodrigues Neves

Gilza Carla Temoteo Melo Batista

Profa. Liliane Barros de Almeida

Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano

Marta Maria Cançado

Melissa Teixeira Gonçalves

Sarah Caetano de Freitas Gewehr

Apoio de Secretaria

 Carolina Porto de Castro

 CONTATOS

 Pró-Reitoria de Graduação

Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd

Fone: 3946 1027

e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br