19ª Etapa

Rumo aos 60 anos FINAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

COORDENAÇÃO DE APOIO PEDAGÓGICO

 19ª ETAPA DO PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E GESTORES ACADÊMICOS

 

Tarsila

O pescador (1925), Tarsila do Amaral.

Download do Folder

APRESENTAÇÃO

A 19ª etapa do Programa de Formação Continuada de Professores e Gestores Acadêmicos da PUC Goiás, a ser realizada entre os dias 5 e 29 de outubro de 2016, é parte integrante da Avaliação Especial Docente, prevista nos editais n.º 30/2013, 31/2013, 62/2013, 63/2013, 67/2013, 47/2014, 95/2014, 30/2015, 31/2015, 65/2015 e 69/2015 – Prograd.

A programação destina-se aos professores(as) admitidos(as) no quadro docente da PUC Goiás, em decorrência da aprovação nos processos seletivos referenciados e que não concluíram a carga horária de atividades previstas nos supracitados editais. Destina-se, também, aos professores(as) convidados(as) pela Coordenação de Apoio Pedagógico/Prograd.

A programação dessa etapa foi organizada a partir das demandas identificadas na Avaliação Online 2016, realizada por 21.137 estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação da nossa Universidade.

Ao final da 19ª etapa, os certificados serão disponibilizados no site da PUC Goiás.

OBJETIVO DO PROGRAMA

Promover cursos de formação continuada, para professores e gestores acadêmicos, com o propósito de aprimorar a qualidade da pesquisa, do ensino, da avaliação, da extensão e da gestão na PUC Goiás.

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

De 5 a 29 de outubro de 2016

CERTIFICADOS

Só será certificada a participação dos docentes previamente inscritos nas minicursos e oficinas e que façam parte do público alvo das atividades da 19ª etapa do Programa.

MINICURSOS E OFICINAS

 1. Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle

Profa. Elda Jane de Almeida Gontijo

Educação a distância, novas tendências: o lugar do hibridismo na educação. As possibilidades e limites da utilização de ambiente virtual de aprendizagem no processo educacional. Ferramentas e recursos comunicacionais do ambiente virtual de aprendizagem Moodle para desenvolvimento de atividades pedagógicas.

Datas dos encontros presenciais: 05 de outubro de 2016 (quarta-feira), 11 de outubro de 2016 (terça-feira) e 26 de outubro de 2016 (quarta-feira).

Local: Área 4, Bloco B, Sala 208 – Laboratório de Informática.

Horário: das 15h às 17h.

Vagas: 25.

Modalidade: Semipresencial – Com CH de 15h.

 2. Atividades docentes e normas institucionais

Maria Lúcia Araújo e Silva – ASAD Prograd

Natureza e qualificação jurídica da Instituição. Deveres dos docentes. Relacionamento entre professores, alunos e funcionários à luz do Regime Disciplinar.  Vínculo de trabalho. Orientações para o registro das frequências e das avaliações.

Turma A

Data: 8 de outubro de 2016 (sábado).

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 9h às 12h.

Vagas: 35.

Modalidade: Presencial.

Turma B

Data: 14 de outubro de 2016 (sexta-feira).

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 15h às18h.

Vagas: 35.

Modalidade: Presencial.

3. As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no âmbito da docência universitária

Profa. Rose Mary Almas Almas de Carvalho e Gilza Carla Temoteo Melo Batista

Introdução ao aplicativo PowerPoint. Design, formatação de fonte e layout, utilização de imagens, sons, recursos, vídeos, textos, animações, transição e apresentação dos slides. Noções básicas do manuseio correto dos equipamentos de multimídia.

Data: 18 de outubro de 2016 (terça-feira)

Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Laboratório da Sala 106.

Horário: das 8h às 12h.

Vagas: 60.

Modalidade: Presencial.

 4. Roteiro para a elaboração de Planos de Ensino

Profa. Ma. Maria Rita S. Sant Anna

A oficina possibilitará a análise, reflexão e qualificação dos Planos de Ensino. Como planejar e acompanhar as Avaliações, Atividades Externas da Disciplina e Metodologias.

Datas: dias 22 e 29 de outubro de 2016 (sábados).

Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 112.

Horário: das 9h às 12h.

Vagas: 40.

Modalidade: Presencial – CH de 6 horas.

Observação:

Para melhor aproveitamento da oficina, nos dias dos encontros, o(a) professor(a) que se inscrever nesse minicurso deverá levar os seus Planos de Ensino impressos.

 

5. Acessibilidade nas Dimensões do Estatuto da Pessoa com Deficiência

Profa. Ma. Marília Rabelo Holanda Camarano e Prof. Me. Frederico Alves da Silva

Abordar as implicações legais no processo de inclusão, bem como as ações do programa de acessibilidade segundo a Lei 13.148 de 2015. Discutir os conceitos e características dos tipos de necessidades educacionais, bem como as abordagens pedagógicas aplicadas em sala de aula.

Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira)

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 8h às 12h

Vagas: 60.

Modalidade: Presencial.

 6. Aprendizado Baseado em Times

Prof. Me. Fábio Manoel Sá Simões

Introdução às Metodologias Ativas – Aplicações do TBL (Team-Based Learning), Teste individual e de grupo para Garantia de leitura prévia. Atividades Avaliativas em grupo, Plickers.

Data: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira).

Local: Área 3, Bloco D, Sala 208.

Horário: das 14h30min às 17h.

Vagas: 40.

Modalidade: Presencial

7. Pesquisa e o Ensino: método, elaboração e planejamento

Prof. Me. Ivan Vieira Neto

O curso trata do perfil do professor-pesquisador e enfatiza a importância da pesquisa no planejamento e elaboração para o ensino-aprendizagem. Os recortes das aulas e a criação do plano de ensino. A elaboração de uma linha de investigação em que os tema da disciplina se desenvolvem. A questão da interdisciplinaridade. As novas metodologias.

Datas: 26 de outubro de 2016 (quarta-feira) e 28 de outubro de 2016 (sexta-feira).

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 18h às 22h.

Vagas: 60.

Modalidade: Presencial – CH de 8 horas.

8. Educação, Cuidado de Si e Subjetivação

Prof. Me. Leandro de Menezes

A atividade permitirá uma reflexão foucaultiana acerca da educação, compreendida como um instrumento para que o indivíduo possa ter acesso a qualquer tipo de discurso e saber-poder, livrando-se assim das velhas formas de ocultamento de ideias e adestramento do comportamento. Combatendo, assim, a cultura da normose, a coerção fomentada pela busca da padronização. No lugar disso, trata-se de pensar aqui uma educação que deforme e, em razão disso, que estimule a criatividade e a autonomia na construção de uma estética da existência para cada estudante, a partir de suas próprias escolhas, os compreendendo em suas particularidades e não como rebanho.

Data: 27 de outubro de 2016 (quinta-feira).

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 15h às 18h.

Vagas: 60.

Modalidade: Presencial.

9. Ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação

Prof.  Dr. José Carlos Libâneo

A mediação didática e a mediação cognitiva no ensino superior. A contribuição da teoria do ensino para o desenvolvimento humano para o ensino de disciplinas científicas. Características do conhecimento pedagógico-didático. Método da ciência e método de ensino. A integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. Procedimentos de ensino-aprendizagem para a formação de operações mentais conexas à gênese da constituição do conteúdo da disciplina. Ensino com pesquisa: caracterização e modos de operacionalização.

Data: 28 de outubro de 2016 (sexta-feira).

Local: Área IV, Sala Multiuso 3.

Horário: das 14h às 18h.

Vagas: 60.

Modalidade: Presencial.

incricao01

 ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA

 Presidente

Dom Washington Cruz, CP

Vice-Presidente

Monsenhor Daniel Lagni

Secretário Geral

Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo

ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

 Grão-Chanceler

Dom Washington Cruz, CP

Reitor

Prof. Wolmir Therezio Amado

Vice-Reitora

Profa. Olga Izilda Ronchi

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil

Profa. Márcia de Alencar Santana

Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa

Profa. Milca Severino Pereira

Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional

Profa. Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto

Pró-Reitor de Administração

Prof. Daniel Rodrigues Barbosa

Pró-Reitor de Comunicação

Prof. Eduardo Rodrigues da Silva

Pró-Reitor de Saúde

Prof. José Antonio Lôbo

Chefe de Gabinete

Prof. Lorenzo Lago

COMISSÃO ORGANIZADORA

 Profa. Sonia Margarida Gomes Sousa

Pró-Reitora de Graduação

Profa. Luciana Alves Antonio Machado

Coordenadora de Apoio Pedagógico

 

Equipe Técnica

Anderson Rodrigues Neves

Gilza Carla Temoteo Melo Batista

Marta Maria Cançado

Melissa Teixeira Gonçalves

Profa. Marília Rabelo Holanda Camarano

Sarah Caetano de Freitas Gewehr

Apoio de Secretaria

Rodrigo Bernard Andrade

 

CONTATOS

 1AHSJH

Pró-ReitorIa de Graduação

Coordenação de Apoio Pedagógico – CAP/Prograd

Fone: 3946 1027

e-mail: cap.prograd@pucgoias.edu.br