Projeto 09: Análises a partir de Banco de Dados Biológicos

Professores: Flávia Melo Rodrigues; Mariana Pires de C. Telles; Nathalie Martelli de Paula Souza
Eixo temático: Meio Ambiente e Biodiversidade
Objetivo: Apresentar, manusear e analisar dados de diferentes tipos e fontes, disponíveis nos Bancos de Dados Biológicos (BDBs) públicos.
Descrição do projeto: O estudante inscrito nesse projeto será orientado quanto aos diferentes tipos de BDBs públicos existentes. A partir da escolha de um conjunto de dados disponível em um dos BDBs, os estudantes serão capacitados e organizados em equipes para a realização das análises desses dados (uma espécie ou um grupo de espécies) a fim de extrair informações biológicas importantes e preparação de um trabalho científico. Poderão ser utilizadas estratégias e metodologias de bioinformática, cienciometria e meta-análise. Para a realização de todas as etapas do projeto será necessário a disponibilidade de internet e computadores. Após a análise dos dados, os estudantes deverão construir um texto científico contendo introdução, objetivos, metodologia, resultados, discussão e conclusões. Todas as orientações necessárias para o desenvolvimento do projeto serão dadas nos encontros de coleta de dados e acompanhamento.