Projeto 08: Micropaleontologia aplicada à bioestratigrafia e análises ambiental

Professores: Darlan Tavares Feitosa; Maira Barberi; Nelson Jorge da Silva Junior
Eixo temático: Meio ambiente e biodiversidade
Objetivo: 1 – Apresentar técnicas de prospecção, manipulação, análise e catalogação de material microfóssil (Foraminíferos) obtido em bacia sedimentar afetada pelo processo de abertura do oceano Atlântico;
2 – Desenvolver a capacidade de relacionar o material encontrado com conceitos utilizados em evolução, geociências, biogeografia e paleontologia;
3 – Relacionando os dados e/ou fósseis encontrados com áreas do conhecimento afins da paleontologia, os alunos deverão perceber a importância desta ciência e do conjunto a ser analisado (Foraminíferos) para o entendimento da datação de estratos a partir da utilização de zoneamento bioestratigráfico, para o estabelecimento de paleoambientes e o potencial deste grupo de organismos atuais na análise ambiental de áreas de afetadas por processos de poluição.

Descrição do projeto: O material para ser utilizado na atividade já está depositado no laboratório de paleontologia sob responsabilidade da Profa. Maira Barberi. Considerando que esta ciência se ocupa da vida na Terra antes da época atual, é interessante que os estudantes, percebam a interação entre os seres vivos e o meio (rochas e demais ambientes), se diversificando num processo evolutivo até chegar os grupos que hoje conhecemos.
Os estudantes receberão orientações teóricas dos procedimentos adotados para tratar o material, bem como as ferramentas utilizadas e os procedimentos de manipulação e catalogação dos fósseis a partir das técnicas empregadas no material.
Após orientações teóricas sobre todos os procedimentos os estudantes terão a oportunidade de manipular o material visando a montagem de lâminas para possibilitar a identificação dos microfósseis.
Todo trabalho será norteado por um manual de procedimentos que normatizará todo o processo de prospecção, manipulação, análise e catalogação de material encontrado.
A produção do trabalho final constará de: i – uma parte descritiva baseada no Manual de procedimentos adotados e elaborados pela equipe de professores; ii – caracterização do material utilizado para prospecção – origem e características geológicas envolvendo geoprocessamento e geociências; iii – apresentação dos aspectos taxonômicos e sistemáticos (evolutivos) do material biológico encontrado; iv – caracterização do potencial do grupo de organismos analisado para pesquisas ambientais.

Bibliografia Básica:
VILELA, C.G. 2016 Foraminíferos. In: CARVALHO, I. Paleontologia de Invertebrados – Microfósseis.
OLIVEIRA, D. 1999 Análise ambiental dos canais da bacia hidrográfica do rio Itanhaém – SP, Brasil, com base em tecamebas e foraminíferos. Dissertação de Mestrado. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, UNESP, Campus de Rio Claro, 243 p.
BRUNO, R.L.M.; VILELA, C.G.; BAPTISTA NETO, J.A. 2011 Foraminíferos bentônicos na laguna de Maricá, RJ: aplicabilidade para interpretações ambientais. In: CARVALHO, I.S. ET AL. (editores) Paleontologia: Cenários da Vida, volume 3, Rio de Janeiro, Interciência, p.221-230.
COSTA, D.S.; VIVIERS, M.C.; SHIMABUKURO, S. 2011 Caracterização paleoecologica no Cretáceo superior da bacia do Ceará com base em Foraminíferos. In: CARVALHO, I.S. ET AL. (editores) Paleontologia: Cenários da Vida, volume 3, Rio de Janeiro, Interciência, p.165-174.
SOUZA, A.J.; SANJINÉS, A.E.S.; TOKUTAKE, QUEIROZ NETO, J.V.; MARINS, G.M.; FERREIRA, E.P. 2011 Bioeventos de ostracodes marinhos relacionados a foraminíferos e isótopos de Oxigênio – Quaternário bacia de Campos, Brasil. In: CARVALHO, I.S. ET AL. (editores) Paleontologia: Cenários da Vida, volume 3, Rio de Janeiro, Interciência, p.143-151.

** Outras referências para embasar e subsidiar o referencial teórico e a discussão dos resultados poderão ser indicados aos estudantes.