Projeto 06: Espécies de invertebrados associados a comunidades vegetais do Campus II, PUC Goiás

Professores: Andréa Mara de Oliveira; Antônio Henrique Garcia; Ernesto Camelo de Castro
Eixo temático: Meio ambiente e biodiversidade
Objetivo: Levar os alunos a aprenderem a avaliar processos ecológicos observáveis através de metodologias de caracterização de comunidades vegetais e prováveis associações com populações de invertebrados de habitat terrestre.
Descrição do projeto: O projeto deverá promover uma iniciação a metodologias de caracterização de comunidades vegetais através de princípios de fitossociologia e reconhecimento de grupos vegetais a partir de características vegetativas quando na ausência de flores. Metodologias de coleta e reconhecimento das principais características dos grupos de invertebrados. Iniciação a observação das características do meio físico que influenciam a distribuição das comunidades vegetais e populações de invertebrados. O projeto pretende também estimular a elaboração de hipóteses pelos alunos de prováveis associações ecológicas animais/plantas/meio físico.
Os alunos serão guiados a alguns ambientes com comunidades vegetais distintas no Campus 2 da PUC Goiás, onde possam realizar levantamentos para caracterização de comunidades vegetais e de espécies de invertebrados. Serão coletados, fotografados e registradas a distribuição de espécies de plantas e invertebrados. Eles deverão também observar e registrar o ambiente em que as espécies se encontram. As plantas e invertebrados coletados serão levados ao laboratório, para observação detalhada e identificação. Um princípio de análise fitossociológica será realizado para caracterização das comunidades vegetais. Todo o material deverá ser classificado e analisado para identificação de prováveis associações decorrentes de processos ecológicos.