Projeto 05: Diversidade de invertebrados e vertebrados em uma área em recuperação ambiental

Professores: Afonso Pereira Fialho; Francisco Leonardo T. Garro; Hélder Lucio Rodrigues Silva; Wilian Vaz Silva
Eixo temático: Meio ambiente e biodiversidade
Objetivo: Inventariar a fauna de pequenos vertebrados e invertebrados numa área em recuperação ambiental.
Descrição do projeto: O Projeto será realizado em uma área de cerca de 6.000m² recentemente reflorestada, localizada no Campus II da PUC Goiás. A primeira etapa do projeto, consistirá no delineamento amostral onde a área será dividida em quadrículas de 10 x 10m e os alunos irão calcular o número e distribuição das quadrículas de amostragem no âmbito da disciplina de Bioestatística. Na sequência, grupos formados por alunos, irão proceder a instalação de armadilhas de interceptação e queda e realizarão busca ativa mediante transectos pré-estabelecidos. Os dados obtidos serão triados e trabalhados no âmbito das disciplinas de Zoologia de Invertebrados e Vertebrados. A amostragem se estenderá por cinco semanas. Após esse período, os grupos deverão preparar os resultados para a apresentação pública.