Projeto 02: Colêmbolos (Hexapoda, Collembola) do Campus II

Professores: Adriana Aparecida Mendonça; Luiz Augusto da Costa Porto; Rodrigo Mariano da Silva
Eixo temático: Meio Ambiente e Biodiversidade
Objetivo: Realizar o estudo da Zoologia e Ecologia dos Colêmbolos; Oferecer aos alunos a prática de atividades técnicas de planejamento e metodologia para coleta, triagem, montagem de lâminas e ilustração científica de Colêmbolos.
Descrição do projeto: Será utilizado como objeto para a atividade integradora os Colêmbolos, pequenos artrópodes, ápteros, encontrados em abundância no solo de todo o mundo, considerados excelentes bioindicadores de alterações da qualidade ambiental.
A atividade terá início com estudo da zoologia, ecologia, comportamento e das metodologias de coleta dos Colêmbolos a partir da realização de atividades orientadas com artigos científicos.
Nas datas determinadas para atividade de coleta de dados (10 e 11 de setembro) serão instaladas armadilhas para coleta em diferentes ambientes do Campus II. Após a coleta, todo o material será armazenado para triagem, análise da zoologia e taxonomia dos Colêmbolos. Em seguida serão realizadas as atividades de montagem das lâminas de alguns espécimes que serão utilizadas para a ilustração científica.
Toda a atividade de triagem, análise da zoologia, taxonomia e montagem das lâminas dos Colêmbolos serão realizadas pelos alunos ao longo do semestre utilizando os laboratórios de aulas práticas da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas no Bloco G do Campus II. No dia 10/10/18 será realizado um encontro com os alunos onde os professores responsáveis pelo projeto farão uma avaliação das atividades já realizadas para o planejamento e orientações visando a conclusão do projeto e sua apresentação prevista para os dias 29 e 30 de novembro de 2018.