XV Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC-Goiás: Psicologia em Debate

Data
27/09/2015 - 28/09/2015


O Departamento de Psicologia, em conjunto com o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia desenvolve desde a década de 1990 um encontro para divulgação da produção do conhecimento desenvolvido pela Psicologia na PUC Goiás. Neste ano de 2015 a realização do XV Encontro de Produção Científica de Psicologia da PUC Goiás será nos dias 05, 06, 07 e 08 de outubro de 2015.

Este evento acadêmico tem se caracterizado como importante espaço de divulgação da produção acadêmica de corpo discente e docente do Curso de Psicologia da PUC e de outras instituições de ensino, tanto no âmbito da graduação como da pós-graduação e constitui uma oportunidade de debate e compartilhamento de informações entre profissionais. Neste ano, o tema do Encontro é “Psicologia em Debate”.

A programação prevê uma conferência de abertura, mesas redondas, minicursos, oficinas e painéis. Docentes, discentes, profissionais e convidados apresentarão sua produção (ex. trabalhos de graduação, trabalhos de conclusão de curso, iniciação científica, mestrado e doutorado, debates…).

 

Objetivos do Encontro

  • Apresentar à comunidade universitária e sociedade, os trabalhos de conclusão de curso realizados por estudantes da graduação (2014/2 e 2015/1) e pós graduação, Latu e Strictu Sensu, de Psicologia da PUC Goiás e de outras Instituições de Ensino, bem como trabalhos científicos de  Psicólogos e outros profissionais de áreas afins.
  • Divulgar trabalhos de pesquisa e Iniciação Científica;
  • Promover os cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia;
  • Promover a integração da comunidade acadêmica e da comunidade profissional atuante nos vários campos da Psicologia.
  • Contribuir para o aprimoramento ético e técnico da comunidade acadêmica e profissional na área de Psicologia.
  • Discutir as várias áreas de atuação do psicólogo, suas características e problemáticas;
  • Contribuir para o fortalecimento da identidade profissional da Psicologia;
  • Promover a atualização de egressos e profissionais por meio da interlocução teórico-científica, cobrindo, a cada ano, temáticas que correspondem às demandas contemporâneas da sociedade.
  • Os trabalhos a serem apresentados deverão refletir os aspectos fundamentais da formação e atuação profissional do psicólogo incluindo sua preocupação com os aspectos éticos, com o bem-estar físico, psíquico e social do ser humano.

 

Da realização do Encontro

O XV Encontro será realizado nos dias 05, 06, 07 e 08 de outubro de 2015 nos turnos matutino, vespertino e noturno, com as seguintes atividades:

  • Conferência de abertura com convidado no dia 05/10/2015;
  • Mesas-redondas;
  • Minicursos oferecidos por professores e convidados;
  • Oficinas oferecidos por professores e convidados
  • Trabalhos de conclusão de curso, de pesquisa e iniciação científica, de especialização, mestrado e doutorado e outros trabalhos desenvolvidos por profissionais da área.
  • Lançamento de livros

Critérios para inscrição de trabalhos

As inscrições de trabalhos estarão abertas até o dia 15 de agosto 2015. Somente professores de graduação, da pós-graduação e ligados a núcleos de pesquisa da PUC Goiás e outras IES poderão inscrever trabalhos. Os alunos interessados em participar deverão fazer contato com seus professores.

Os inscritos deverão estar disponíveis para apresentar seu trabalho no dia e horário proposto pela comissão organizadora do evento. A comissão científica avaliará todos os resumos e aqueles que forem aceitos serão notificados em até 20 dias após o prazo final das inscrições.

 

Orientações para Inscrição de Trabalhos

Informações gerais

1) Cada participante poderá estar inscrito em até três trabalhos como autor principal.

2) Todos os trabalhos inscritos serão encaminhados à comissão científica do evento para avaliação.

3) O resultado da avaliação dos trabalhos será encaminhada via e-mail para o autor responsável pela inscrição em até 20 dias após o prazo final das inscrições.

4) Todos os autores e coautores de trabalhos devem ter o nome constando nos resumos enviados via e-mail.

5) Os resumos serão publicados em anais posteriormente ao evento.

6) Para inscrever trabalhos deve-se preencher a parte apropriada do formulário em anexo (em Word) e enviar para o email específico criado para esse fim: XVencontropsi@gmail.com

Por exemplo: para apresentar uma mesa redonda, basta copiar e preencher a parte do formulário referente à mesa redonda, descartar as partes do formulário referentes às outras modalidades e enviar para o email:  XVencontropsi@gmail.com

 

Modalidades de apresentações:

 Mesa-redonda – Tipo 1 (formada pelos proponentes) ou Tipo 2 (formada pela comissão organizadora) – (até duas horas de duração no total): Reúne três pesquisadores ou profissionais que debatem uma mesma temática e/ou processo de trabalho a partir de visões teóricas diferentes ou diferentes experiências. O coordenador pode ser um dos autores.

a) Cada mesa-redonda deverá ser composta por um coordenador e dois autores, devendo ser informada a agência financiadora de cada autor/pesquisa;

b) Cada participante terá 30 minutos para sua apresentação e, ao final das apresentações, 30 minutos serão reservados para debate com o público;

c) Todos os campos do formulário que correspondem a sua submissão deverão ser copiados, preenchidos e enviados;

d) As propostas de mesa redonda deverão ser inscritas sempre pelo coordenador;

e) Caso o coordenador da mesa redonda também tenha apresentação de trabalho na mesma sessão, ele deverá ser cadastrado como primeiro autor.

Mini curso (até duas horas de duração): Serão oferecidos por professores e seus orientandos de pós-graduação e convidados. Terão até duas horas de duração.

a) Deverão ser identificados todos os autores para cada trabalho, indicando o autor responsável por apresentar o trabalho;

b) Os certificados serão emitidos em nome de todos os coautores inscritos no formulário;

c) O título do trabalho deverá ser idêntico ao título do resumo submetido à comissão.

d) Todos os campos do formulário que correspondem a sua submissão deverão ser copiados, preenchidos e enviados.

Oficinas (até três horas de duração): Serão oferecidos por professores e convidados.

a) Título do trabalho com autores e sua afiliação institucional.

b) Os certificados serão emitidos em nome de todos os coautores inscritos no formulário;

c) O título do trabalho deverá ser idêntico ao título do resumo submetido à comissão;

d) Todos os campos do formulário que correspondem a sua submissão deverão ser copiados em Word, preenchidos e enviados;

Painéis:

Orientações para Confecção do Pôster: as dimensões do pôster deverão ser de 0,90cm de largura por 1,20m de altura, com texto com fontes legíveis a um (01) metro de distância. O pôster deverá conter as informações: 1. título do trabalho; 2. autores e instituição; 3. introdução; 4. método; 5. principais resultados e análise; 6. discussão; 7. referências. Deverá estar formatado de modo que possibilite a leitura das informações apresentadas.

Critérios para recebimento de carga horária por alunos da PUC Goiás

Os certificados do evento estarão disponíveis no site www.pucgoias.edu.br/cepsi em até 15 dias após o final do evento. O controle de frequência será feito por meio de leitura de código de barras do cartão de inscrição do aluno no evento. A carga horária mínima para emissão do certificado é de 08 horas. O aluno poderá registrar de 08 a 24 horas como atividade complementar no Departamento de Psicologia.

 

Comissão Organizadora:

– Profa. Dra. Adriana Bernardes Pereira

– Profa. PhD. Ângela Maria Menezes Duarte

– Profa. Ms. Paula Virginia Oliveira Elias

– Prof. Dr. Luc Vandenberghe

– Profa. Ms. Maria Luiza Moura Oliveira

– Profa. Ms. Mara Rubia Venancio Vieira

– Profa. Ms. Roberta Maia Marcon de Moura

 

Comissão Científica:

– Profa. PhD. Ângela Maria Menezes Duarte

– Profa. Ms. Paula Virginia Oliveira Elias

– Profa. Dra. Alba Cristhiane Santana da Mata

– Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues

– Profa. Ms. Mara Rubia Venancio Vieira

– Prof. Ms. Marcio de Queiroz Barreto

– Profa. Ms. Roberta Maia Marcon de Moura

Formulário de inscrição de trabalhos