Grupo de estudos: Crítica da razão negra

18/06/2016

O Núcleo de Estudos Africanos e Afro-brasileiros (Neab), do Programa de Estudos e Extensão Afro-brasileiro (Proafro), realiza reunião no dia 18 de junho. O grupo iniciará o estudo do livro Crítica da razão negra, do filósofo camaronês Achille Mbembe. Obra erudita e iconoclasta de um dos maiores teóricos do pós-colonialismo, Crítica da Razão Negra aborda a evolução do pensamento racial na Europa, resgatando o conceito de Negro e de homem-mercadoria.
Mbembe apresenta um verdadeiro programa filosófico e denuncia modelos de submissão, depredação e exploração do negro. A reunião começa às 10 horas, na sala do Proafro, na Escola de Formação de Professores e Humanidades. Mais informações pelo fone: 3946-1618.

O autor
Referência acadêmica no estudo do pós-colonialismo, Achille Mbembe é um teórico erudito e pensador das grandes questões da história e da política africana. Nascido nos Camarões em 1957, Mbembe é professor de História e Ciência Política na Universidade Duke, na Virgínia, Estados Unidos, e na Universidade Witswatervand, em Joanesburgo, África do Sul, além de investigador no Wits Institute for Social and Economic Research (WISER) desta mesma universidade.