Transtornos de aprendizagem e resgate da memória são temas de oficinas
A Mostra de Produção do Conhecimento realizou 23 oficinas sobre arte, cultura, esporte, saúde, cidadania e sustentabilidade durante a Jornada da Cidadania, de 22 a 25 de agosto. Mais de 3.500 pessoas participaram das oficinas. Os participantes receberam certificados de horas complementares.
A oficina ludopedagógica Mala da memória falou sobre a importância de conhecer a história da humanidade, desde a Pré–História até os dias atuais. A estudante de Serviço Social da PUC Goiás, Nicole Cândido, conta que o evento foi ideal para educadores, “a oficina ensinou como as crianças podem resgatar as memórias’’.
Organizada pelo curso de Antropologia da PUC Goiás e ministrada por Leila Fraga, a oficina estimulou o respeito à memória, o resgate de obras e atitudes antigas, como a roda de ciranda realizada no início do minicurso. A palestrante retirou de uma mala objetos como roca de fiar, câmera analógica, discos de vinil, fita cassete e bilboquê, que foram explorados de forma lúdica pelos participantes.
Já a oficina “Transtornos de aprendizagem da atualidade’’ abordou os transtornos psicológicos mais comuns, como déficit de atenção, autismo e hiperatividade e mostrou os caminhos para uma boa relação entre professores e alunos que sofrem com estes problemas. O estudante de Relações Internacionais Lucas Vilela acredita que a oficina serviu para “criar um elo entre professores e alunos’’. O curso foi oferecido por professores do curso de Psicologia da PUC Goiás.
Texto: André Cardoso Nascimento (Estudante de Jornalismo da PUC Goiás – 3º período)
Tags: Jornada da Cidadania