Semana do Folclore terá diversas atividades no Campus II

GG-1693As atividades relativas à Semana do Folclore, que serão realizadas dentro da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, estão programadas para ocorrer de quinta a sábado no horário das 8h às 11h e das 13h30 às 17h no Memorial do Cerrado, Campus II, no Jardim Mariliza. O show de abertura na sexta-feira às 8hs será com o violeiro, cantor e compositor goiano Domá da Conceição. Nos três dias estão previstas manifestações culturais da Cia Sons do Cerrado, Vavá Cunha da Bahia, Chulas e Samba de Roda do Tatu, Grupo do Salto e os Ternos das Pastorinhas, todos de Correntina-BA; Folia de Reis Cultural do Brasil e Fiandeiras de Goiânia.

Na programação constam apresentações de artistas itinerantes, performances teatrais, com atores e músicos dando vida aos espaços do Museu de História Natural e da Vila Cenográfica de Santa Luzia, apresentando esquetes teatrais/musicais elaborados a partir do conteúdo histórico e cultural da época, interagindo com os visitantes que vivenciarão uma experiência artística e pedagógica. As performances são de autoria dos diretores do Grupo Arte e Fatos, Danilo Alencar e do Grupo Guará, Samuel Baldani, ambos da Coordenação de Arte e Cultura (CAC) da PUC Goiás.

 Oficinas rurais

 Também nos três dias serão realizadas oficinas rurais demonstrativas, onde os visitantes terão oportunidade de conhecer e degustar, assistindo todos os processos da fabricação de produtos utilizados desde o período colonial, como a Moenda, Melado e Puxa, Rapadura, Farinha de Mandioca e Beiju, Pinga e Funilaria. Os organizadores do evento programaram uma Mostra de Cinema Ambiental do ITS e Exposição Fotográfica de Ricardo Romano com as temáticas Animais do Zoológico de Goiânia e Animais do Cerrado. Grupos de capoeira, samba de roda, congada, dança afro, benzeções e rituais religiosos estarão sendo vivenciados no espaço do Quilombo Itaboraí Velasque Nascimento. Também um grupo indígena Kayapó do Pará, da Aldeia Indígena Timbira, estarão realizando pinturas corporais, apresentação de músicas e danças, demonstração da produção de artesanato, preparação de alimentos tradicionais, palestras e diálogos interculturais. Também estará à disposição do público a Feira do Cerrado, com produtos variados de artesanato, artes plásticas, arte popular e quitandas.

O escritor goiano Bariani Hortêncio irá proferir palestra na sexta-feira, 23, às 15h, na Tenda de Vídeo Ambiental (atrás da Igreja), com participação da Presidente da Comissão Goiana de Folclore, Izabel Signoreli. No sábado, 24, será lançado o livro Proseando aqui e acolá, de Sinvaline Pinheiro, às 10h no Auditório Dalila Coelho Sales Barbosa.

 

Tags: