Feira oferece diversos produtos artesanais aos visitantes
O artesanato goiano é mais um dos destaques da Jornada da Cidadania da PUC Goiás. Em uma feira com vários estandes, o visitante pode conferir e comprar produtos como colchas e tapetes de crochê, artesanato em pedras naturais, arte em garrafa pet, bonecas de pano, alimentos, dentre outros. A exposição funcionará até domingo, das 8 às 18 horas.
Os artesãos aproveitam o espaço para ampliar a renda ou destinar o dinheiro arrecadado a entidades filantrópicas. Para a aposentada Natalina Moitinha, o artesanato é “um meio de vida”, que se pode começar a fazer desde jovem, sem aquela visão de que “é coisa de velho”. Ela ministra cursos de pintura em tecido e crochê na Igreja Matriz de Campinas.
Outros artesãos encaram a atividade como um meio de sustento da família. É o caso do Liberato Borges, 62 anos, que desde 1974 sustenta a família com a venda de sapatos de couro. Segundo ele, um valor de aproximadamente 20% da mensalidade da faculdade da filha era pago com o comércio dos produtos.
O artesanato é visto como um hobby, ou uma terapia, ou um meio de ampliar a renda, mas os artesãos acreditam que muitos daqueles que aprendem a realizar a atividade não querem trabalhar profissionalmente com ela. Mas não é o caso do administrador de empresas Vicente Vieira, que concluiu a graduação para profissionalizar a venda do artesanato em pedras naturais. Segundo ele, que já realizava a atividade antes de começar a graduação, atualmente emprega outras pessoas que o ajudam a ampliar a oferta e venda de seus produtos.
Elaine de Souza e Ingrid Reis (estudantes do curso de Jornalismo da PUC Goiás – 2º período)
Tags: Jornada da Cidadania