Estudantes de Medicina ministram palestra sobre tratamentos farmacológicos
As alunas do 6º período de Medicina, Thais Gomes e Thaisa Tischer, ministraram, na manhã desta sexta-feira (23/8), curso de Farmacogenética e os fatores genéticos. Elas explicaram que a Farmacogenética é uma área da Farmacologia Clínica que estuda bases genéticas e as variações individuais nas respostas dos tratamentos farmacológicos. As estudantes também são membros da Liga da Genética Molecular (Ligem).
De acordo com Thaís Gomes, os testes farmacológicos “ajudam a identificar o medicamento certo e a dose correta para cada código genético e como esses medicamentos influenciam na resposta a cada medicação”. Em continuidade a explicação, Thaisa Tischer explicou que “idade, fatores genéticos, fatores imunológicos e os estados patológicos têm de ser levados em conta quando uma pessoa é medicada, afinal um mesmo medicamento pode sofrer variação”.
Entre as classes de medicamentos mais vendidos, como os antidepressivos e antipsicóticos, certa de 30% a 60% dos pacientes não respondem ao tratamento. Por causa disso, as alunas esclareceram que os testes farmacogenéticos ajudam a identificar a melhor resposta à substância ministrada para cada indivíduo.
Thais Gomes esclarece que os testes farmacogenéticos ganham abordagens especiais no Brasil, em razão da variada mistura étnica da população, o que, segundo a acadêmica, pode dificultar a efetividade de certos medicamentos.
Texto: José Carlos Martins (5º período de Jornalismo)
Tags: Jornada da Cidadania