Estação Saúde faz triagem para diagnóstico de Obesidade

A Estação Saúde da Jornada da Cidadania realizou uma triagem para o diagnóstico de obesidade de adultos e crianças. O atendimento de adultos é feito na própria Estação Saúde e o das crianças no Pontinho da Saúde, no Parque da Criança.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a obesidade é um problema de saúde pública e resulta em doenças como hipertensão arterial, diabetes e o aumento do colesterol. É importante que pais de crianças fiquem atentos com relação a alimentação e atividades físicas dos seus filhos.

As crianças obesas tem tendência maior a se tornarem adultos obesos. Para prevenir é preciso o esclarecimento dos pais, educadores e os profissionais de saúde, no caso nutricionistas e pediatras.

“Existe uma gama de produtos industrializados que são práticos e as crianças não tem poder de compra, os pais é que devem selecionar alimentos frescos para o consumo mais saudável, as crianças acabam consumindo produtos com muito açúcar e gordura” explica a coordenadora do curso de Nutrição da PUC Goiás, Amanda Goulart.

Andressa Rocha - Obesidade InfantilA aluna do 9º período de Psicologia da PUC Goiás, Liane Ceolin, 50, que está na fase de estágio, comenta os efeitos psicológicos na criança obesa. “A criança obesa sente os reflexos da obesidade como a própria exclusão e para tratar, é necessário fazer o acompanhamento, além de tratar de forma individual. O problema, na maioria das vezes, tem raiz emocional” argumenta.

A má alimentação, o sedentarismo e o stress são os vilões do peso. O aumento de números de obesos no Brasil ainda segundo o Ministério da Saúde, cresce pelo aumento da ingestão e a diminuição do gasto calórico, já que pesquisas comprovam que as pessoas estão praticando menos atividade física . A aluna residente na pediatria, Vanessa Farias Franco, 21, acredita que a causa da obesidade é multifatorial. “Alimentação, a família, o sedentarismo, a personalidade e a genética, influenciam quanto à obesidade. Os pais devem estimular brincadeiras em casa e muito lazer geral, criança precisa correr”, finaliza.

 

Luiz Magno (estudante do curso de Jornalismo da PUC Goiás – 4º. Período)

Foto: Andressa Rocha

 

 

 

Tags: