Batalhão de Choque apresenta atividades de cães da corporação

AMANDA~1Na manhã desta sexta-feira (23/8), policiais do Batalhão de Choque da 2ª Companhia simularam as frentes de serviços da Ronda Ostensiva Caninas (Rocam), no estande da corporação, na Área I da PUC Goiás.  Centenas de visitantes e estudantes da universidade conferiram de perto a habilidade dos cães adestrados.

De acordo com o sargento José Eduardo de Lima, a atuação dos animais varia de acordo com a raça. Geralmente, os cachorros mansos são para demonstrações de procedimentos  da polícia e são utilizados na atividade ostensiva. Já os animais agressivos, chamados de guarda-proteção, são ensinados a farejar drogas e a capturar criminosos. No total, são 31 cães adestrados.

 

Apreensões da Rocam
Após a apresentação, o sargento José Eduardo de Lima destacou o trabalho realizado pelos cães na corporação. De acordo com ele,  de janeiro a agosto desse ano, por meio do trabalho da ronda canina, já foi apreendida, aproximadamente, uma tonelada de drogas, duas armas de fogo e R$ 10 mil. A última apreensão acorreu na cidade de Morrinhos, interior de Goiás. O policial enfatizou ainda que as maiores apreensões acontecem na divisa do Estado de Mato Grosso e Goiás, uma das rotas de chegada de quem vem do Paraguai e da Bolívia.

 

Texto: Rafael Freitas (5º período de Jornalismo)
Foto: Amanda Teixeira (2º período de Jornalismo)

Tags: