XXXVI Semana de Integração Acadêmica e Planejamento
Data
28/01/2015 - 31/01/2015
Caderno de Programação
Inscreva-se
OFICINAS
DATA: 26/01/2015 (SEGUNDA-FEIRA)
TURNO: MATUTINO
Tema: Metodologias Ativas no ensino da Fonoaudiologia I
Ementa: Workshop Metodologias Ativas no Ensino da Fonoaudiologia
Responsável: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Garcia
Horário: 8h – 12h
Local: Área V, Sala 302
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Fonoaudiologia
DATA: 26/01/2015 (SEGUNDA-FEIRA)
TURNO: VESPERTINO
Tema: Metodologias Ativas no ensino da Fonoaudiologia II
Ementa: Workshop Metodologias Ativas no Ensino da Fonoaudiologia
Responsável: Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Garcia
Horário: 14h – 18h
Local: Área V, Sala 302
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Fonoaudiologia
DATA: 28/01/2015 (QUARTA-FEIRA)
TURNO: MATUTINO
Tema: O ensino de ciências e os desafios para a educação das relações étnico-raciais
Ementa: Atividade se propõe à problematização da construção do discurso das ciências modernas enquanto balizador de práticas e saberes colonialistas, racistas e evolucionistas, baseado em darwinismo social. Propõe desconstruções epistêmicas etno-centradas e eurocentrada e a pluralidade dos saberes construídos e reproduzidos no ambiente universitário e escolar.
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Anna Canavarro Benite; Prof.ª Ms. Janira Sodré Miranda
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 101
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: A extensão e a importância do Programa de Educação e Cidadania na PUC Goiás
Ementa: A importância da extensão na PUC Goiás tendo como referência a prática pedagógica do Programa de Educação e Cidadania e sua articulação com os Projetos Pedagógicos dos Cursos.
Responsável: Prof. Ms. Adilson Alves da Silva
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 113
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: Uso do Google Earth como Recurso Didático no Ensino
Ementa: Uso de ferramentas tecnológicas para o ensino, com ênfase nos programas de Geoprocessamento como recurso do programa Google Earth. Funcionalidades e potencialidades do Google Earth para o ensino, principalmente de Matemática, História e Geografia. Aplicações na análise ambiental, com enfoque na análise histórica da ocupação do território, aspectos do meio físico e impactos ambientais.
Responsável: Prof. Ms. Elizon Dias Nunes
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 104
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: Práticas paradidáticas e o lúdico no processo ensino aprendizagem
Ementa: Discutir a importância das práticas paradidáticas e o lúdico no processo ensino aprendizagem. Elaborar jogos paradidáticos que possam auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de forma participativa e construtiva.
Responsável: Prof.ª Dr.ª Nicali Bleyer
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 109
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: Fatores de textualidade
Ementa: Estudo dos fatores de textualidade, por meio de diferentes gêneros textuais: teoria e prática.
Responsável: Prof. Ms. Daura Maria Guimarães Aguiar; Prof.ª Esp. Helen Suely Amorim
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 110
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: As novas tecnologias na prática pedagógica: Edmodo
Ementa: Vivência das novas tecnologias na prática pedagógica: Edmodo como ferramenta de ensino em aulas “híbridas” e presenciais, desenvolvidas em ambientes virtuais de aprendizagem, tais como Teletandum e Edmodo., incluindo atividades no site.
Responsável: Prof.ª Dr.ª Tonia Leigh Wind
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Laboratório de Informática
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: O grotesco na literatura
Ementa: Um estudo de crítica literária: o grotesco nos contos de E. Allan Poe, com ênfase sobre os procedimentos de composição – teoria e prática.
Responsáveis: Prof. Ms. Carlos Alberto Nogueira Filho; Prof. Ms. Norival Bottos Júnior
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 111
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: O Estágio Supervisionado e a Importância da Reflexão e da Crítica na Construção da Identidade Profissional Docente
Ementa: Busca da compreensão dos desafios atuais para a constituição da identidade e dos saberes docentes, considerando a identidade profissional como um constructo social e pessoal e o tempo/espaço do estágio como privilegiado para confrontar a história, cultura, perspectiva e expectativa do acadêmico com as das instituições. Pretensão de realizar reflexão proporcionada a partir do confronto da teoria com os registros diários individuais e das discussões entre o grupo para a alteração dos níveis de consciência do estudante, em prol da construção de consciência crítica em relação à identidade profissional docente.
Responsáveis: Prof.ª Ms. Daniela Rodrigues de Sousa; Prof.ª Ms. Ráquia Rabelo Rogeri Isaac
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Miniauditório
Vagas: 100
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: Desmistificando a Internet como ferramenta prática de trabalho
Ementa: Orientações Básicas de segurança na Internet (e-mail, download de arquivos, configurações de privacidade em redes sociais, senhas); Recursos para melhorar as pesquisas no Google; Organização e Utilização de Arquivos com recursos web (áudio, vídeo, imagem, pdf, Drives Virtuais, compartilhamento de arquivos). Desdobramentos e possibilidades do pacote Google (Gmail, Gdrive, Agenda, You Tube, Picasa)
Responsável: Prof. Ms. Frederico Dourado Rodrigues Morais
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 407
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: Desmistificando o Currículo Lattes
Ementa: O Currículo Lattes é fundamental no desenvolvimento das atividades acadêmicas na atualidade. A proposta desta oficina é apontar os erros e as dúvidas mais comuns para o preenchimento correto do Lattes. Ao mesmo tempo, direcionar os professores na confecção de um currículo que cumpra as exigências das agências de controle e fomento da graduação e pós graduação.
Responsável: Prof. Ms. Ivan Vieira Neto
Horário: 8h30min – 12h
Local: Escola de Formação de Professores e Humanidades, Sala 112
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
Tema: A realidade da interdisciplinaridade no Curso de Teologia
Ementa: Discussão sobre os aspectos interdisciplinares a serem contemplados no Projeto do Curso de Teologia. Articulação Interdisciplinaridade e Conhecimento.
Responsável: Pe. David de Jesus
Horário: 8h30min – 12h
Local: Área IV, Sala de Reunião da Reitoria
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Formação de Professores e Humanidades
DATA: 29/01/2015 (QUINTA-FEIRA)
TURNO: MATUTINO
Tema: ENADE – Conquiste o 5 para os Cursos da Escola de Gestão e Negócios
Ementa: Análise dos resultados das avaliações ENADE 2009 e 2012. Planos de ações: orientação e mobilização docente e discente; análise do PPC; orientação discente sobre o questionário ENADE; conteúdos específicos.
Responsável: Prof. Dr. Carlos Leão; Prof. Ms. Mauro Cesar de Paula; Prof. Ms. Marcos de Freitas Pintaud
Horário: 8h – 12h
Local: Área I, Bloco G, Auditório
Vagas: 60
Unidade Acadêmico Administrativa:Administração e Ciências Econômicas
Tema: Planejamento das atividades colegiadas do Curso de Arqueologia para 2015/1
Ementa: Avaliar junto com o colegiado do Curso de Arqueologia as metas a serem alcançadas para 2015/1
Responsável: Prof.ª Dr.ª Sibeli A. Viana; Prof. Dr. Julio Rubin de Rubin
Horário: 8h – 12h
Local: Área II, Sala Multifuncional do IGPA
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Arqueologia
Tema: Os Sistemas Estruturais como uma das variáveis do Projeto Arquitetônico
Ementa: Conhecimento dos fundamentos estruturais pertinentes ao projeto de arquitetura das edificações e as considerações para abordar e determinar uma forma arquitetônica e suas possibilidades no ensino de graduação.
Responsável: Prof. Ms. Mauro César de Brito e Silva
Horário: 9h – 11h
Local: Área III,Bloco C, Sala 201
Vagas: 60
Unidade Acadêmico Administrativa:Arquitetura e Urbanismo
Tema: Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Metodologias Ativas para a Organização do Ensino.
Ementa: Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Metodologias Ativas e Ensino de Graduação.
Responsável: Prof.ª Ms. Clélia Brandão Alvarenga Craveiro; Prof.ª Ms. Rose Mary Almas de Carvalho
Horário: 9h – 11h30min
Local: Câmpus II, Bloco S, Auditório
Vagas: 90
Unidade Acadêmico Administrativa:Biologia, Educação Física e Zootecnia
Tema: ENADE – Conquiste o 5 para Ciências Contábeis
Ementa: Análise dos resultados das Avaliações ENADE 2009 e 2012. Planos de ações: orientação e mobilização docente e discente; análise PPC de Ciências Contábeis; orientação discente sobre questionário ENADE; conteúdos específicos.
Responsável: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Gonçalves de Sousa; Prof.ª Esp. Elizabeth Vieira Porto Pereira; Prof. Esp. Jediel Teixeira Mendes; Prof. Esp. Vital Henrique Barbosa Costa
Horário: 8h – 12h
Local: Área I, Bloco G, Sala 206
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Ciências Contábeis
Tema: ENADE DESIGN
Ementa: Atividades preparatórias para realização da avaliação do ENADE 2015
Responsável: Prof. Ms. Flávio Gomes de Oliveira
Horário: 9h – 10h
Local: Área III, Bloco C, Sala 202
Vagas: 20
Unidade Acadêmico Administrativa:Design
Tema: As 10 maiores inovações que irão impactar a educação superior em nível mundial na próxima década
Ementa: Discussão de novos cenários metodológicas no ensino superior: tendências mundiais.
Responsável: Pof.ª Dr.ª Renata Medici Frayne Cuba
Horário: 9h – 11h
Local: Área II, Bloco D Sala 107
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Engenharia Ambiental
Tema: Avaliação Interdisciplinar: analisando os resultados para avaliar o processo
Ementa: Práticas pedagógicas visando o diálogo interdisciplinar
Responsável: Prof. Dr. Luiz Álvaro de Oliveira Júnior; Prof.ª Marta Maria Cançado Nogueira
Horário: 8h30min – 10h
Local: Área III, Auditório
Vagas: 100
Unidade Acadêmico Administrativa:Engenharia Civil
Atividade: Uma reflexão sobre a reutilização de objetos de aprendizagem como recursos educacionais.
Ementa: Entende-se que os objetos de aprendizagem (OAs) são recursos digitais modulares, usados para apoiar a aprendizagem, elaborados em diversas formas de apresentação conceitual como: textos, imagens, vídeos, animações, simulações etc. Para garantir a reusabilidade e acesso de forma independente do espaço e tempo, destaca-se a importância da utilização do padrão de metadados para o armazenamento dos mesmos em repositórios de objetos. Pretende-se discutir na palestra como um professor de ensino superior, que possui apenas conhecimentos básicos de informática, reutilize os OAs armazenados em repositórios educacionais abertos (REAs), e os disponibilizem em ambientes virtuais de Aprendizagem (AVA), para aplicação na formação inicial e continuada. Especificamente, objetiva-se fazer a revisão de literatura sobre temas relacionados ao compartilhamento e a reutilização de objetos de aprendizagem; identificar os repositórios nacionais e internacionais que disponibilizam OAs para o ensino superior, conhecer suas características para permitir o acesso e recuperabilidade dos OAs já produzidos; apresentar uma pesquisa sobre a utilização de OAs no ensino da área das ciências exatas e engenharias.
Responsável pela Atividade: Prof.ª Dr.ª Maria José Pereira Dantas; Prof.ª Ms. Rachel Lopes Carcute
Horário: 8h30min – 11h
Local: Área III, Bloco D Sala 207
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Física e Matemática
Tema: Portfólio Acadêmico
Ementa: Como inserir e avaliar uma atividade no portfólio
Responsável: Prof.ª Ms. Luciana Pinelle
Horário: 8h – 9h30min
Local: Área IV, Bloco K, Laboratório de Morfofuncional
Vagas: 15
Unidade Acadêmico Administrativa:Medicina
Tema: Elaboração de questões interdisciplinares: como fazer?
Ementa: Orientações para a elaboração de questões interdisciplinares para AI. Tipos de questões e aplicabilidade conforme conteúdo a ser abordado. Entendendo a matriz de competências e habilidades para a elaboração de questões interdisciplinares.
Responsável: Prof.ª Ms. Daniela Canuto
Horário: 08h – 10h
Local: Área IV, Bloco C, Sala 204
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Nutrição
Tema: Processo de Mediação na Educação Superior e a Relação professor-aluno.
Ementa: O processo ensino-aprendizagem, a mediação do professor e a relação professor-aluno na Educação Superior.
Responsáveis: Prof.ª Dr.ª Alba Cristhiane Santana; Prof. Ms. Ronaldo Gomes Souza
Horário: 08h30min – 11h
Local: Área IV, Bloco C, Sala 301
Vagas: 60
Unidade Acadêmico Administrativa:Psicologia
Tema: ENADE 2015 – Implementando o Plano de Trabalho
Ementa: Essa oficina tem como objetivo conscientizar e capacitar os professores que ministram aulas no curso de Relações Internacionais para o ENADE; serão analisadas as diretrizes estabelecidas pelo MEC e a prova de 2012 para os cursos de Relações Internacionais. Pretende-se, ao final da mesma, que se tenha um plano de tarefas para a conscientização coletiva da importância de tal instrumento de avaliação.
Responsável: Prof. Ms. Danillo Alarcon
Horário: 9h – 12h
Local: Área I, Bloco G, Sala 210
Vagas: 20
Unidade Acadêmico Administrativa:Relações Internacionais
Tema: Avaliação Interdisciplinar
Ementa: Promoção de debate sobre a superação da fragmentação interdisciplinar por meio de instrumentos de avaliação com caráter formativo
Responsável: Prof.ª Ms. Lucia Abadia Carvalho; Prof.ª Ms. Maria Conceição S. Padial Machado
Horário: 8h – 11h
Local: Área I, Bloco F, Salas 209 e 2010
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Serviço Social
DATA: 29/01/2015 (QUINTA-FEIRA)
TURNO: VESPERTINO
Tema: Avaliação das disciplinas IPA em Antropologia
Ementa: Avaliar junto ao colegiado que ministra as disciplinas IPAs do Núcleo de Antropologia/IGPA as ementas, as bibliografias e as metodologias aplicadas às disciplinas antropológicas ministradas em diversos cursos da PUC Goiás.
Responsável: Prof.ª Ms. Leila Miguel Fraga
Horário: 14h – 17h
Local: Área II, Sala Multifuncional do IGPA
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Arqueologia
Tema: Organização e Documentação de Currículo Lattes para Avaliação Docente em Cursos de Graduação.
Ementa: O Currículo Lattes é amplamente utilizado como critério universal para processos seletivos, contratações, regularização e conceituação dos cursos das Instituições de Ensino Superior. Logo, o atraso na sua atualização e organização pode ter implicações negativas. É importante o docente atualizar seu Lattes com frequência e revisá-lo com cuidado!
Responsável: Prof. Ms. Luiz Antônio da Silva Júnior
Horário: 14h30min – 16h
Local: Área IV, Bloco H, Sala 006
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Biomedicina e Farmácia
Tema: Processo Ensino Aprendizado
Ementa: Fundamentos de Didática, Avaliação e Comunicação Oral
Responsável: Prof. Esp. Salmen Bukzem
Horário: 13h30min – 15h30min
Local: Área I, Laboratório de Voo Simulado
Vagas: 26
Unidade Acadêmico Administrativa:Ciências Aeronáuticas
Tema: Normatização ANAC: Cursos, Professores e Alunos
Ementa: Elementos necessários para o funcionamento do CAER
Responsável: Prof. Ms. Raul France Monteiro
Horário: 13h30min – 15h30min
Local: Área I, Laboratório de Voo Simulado
Vagas: 26
Unidade Acadêmico Administrativa:Ciências Aeronáuticas
Tema: Aspectos da vida científica do Curso de Educação Física: Atividades Externas da Disciplina, Programa de Orientação Acadêmica – PROA e Monitoria.
Ementa: Iniciação Científica. Estudos Acadêmicos. Monitoria.
Responsável: Prof.ª Ms. Maria Rita Santana; Prof. Dr. Ademir Schmidt; Prof. Esp. Marcelo de Castro Spada Ribeiro
Horário: 14h – 16h30min
Local: Câmpus II, Bloco S, Auditório
Vagas: 90
Unidade Acadêmico Administrativa:Educação Física
Tema: Doença de Transição pelo Vírus EBOLA
Ementa: Capacitação vislumbrando estudos de caso acerca do vírus Ebola -, que provoca sintomas como febre alta, vômitos e diarreia com progressão para hemorragia interna e falência múltipla dos órgãos. Esta doença ainda não tem cura, nem uma vacina específica, sendo mais frequente na África devido a seus costumes, crenças, hábitos alimentares e também devido ao fraco sistema de saúde destes países.
Responsável: Dr.ª Maria Alice Coelho e Equipe da Secretaria Municipal da Saúde
Horário: 14h – 17h
Local: Área I, Bloco G, Auditório
Vagas: 100
Unidade Acadêmico Administrativa:Enfermagem
Atividade: Plataforma Moodle
Ementa: Utilização da Plataforma Moodle como ferramenta de apoio aos cursos presenciais nos cursos de Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção.
Responsáveis pela Atividade: Prof.ª Ms. Adda Damiela Lima F. Echalar; Prof.ª Esp. Elda Jane de Almeida Gontijo; Prof.ª Ms. Rose Mary Almas de Carvalho
Horário: 14h – 16h
Local: Área II, Laboratório de Informatica
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Engenharia de Alimentos e Engenharia de Produção
Tema: Pesquisa em Física Geral ligada aos conteúdos das disciplinas de graduação.
Ementa: O objetivo desta palestra é mostrar como que um conteúdo corriqueiro de sala de aula pode se transformar em um tema de pesquisa em ensino de física, como exemplo trabalhamos o efeito Doppler para o som e citamos outros temas publicados em revistas de ensino de Física.
Responsável: Prof. Dr. Francisco Osório
Horário: 16h
Local: Sala 311, Bloco F, Área III
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Física
Tema: PPC no Processo Ensino-aprendizagem e suas Implicações nas Avaliações Externas
Ementa: Estudo do PPC e sua aplicação no cotidiano da sala de aula. Implicações para qualificação do processo ensino-aprendizagem. Avaliações externas do curso.
Responsável: Prof.ª Ms. Suely Vieira Lopes
Horário: 14h30min – 17h
Local: Área IV, Sala Multiuso 3
Vagas: 60
Unidade Acadêmico Administrativa:Psicologia
Tema: Metodologia para avaliação interdisciplinar
Ementa: metodologia de elaboração e aplicação da prova para garantir a interdisciplinaridade
Responsável: Prof.ª Ms. Lucia Abadia Carvalho; Prof.ª Ms. Maria Conceição S. Padial Machado
Horário: 17h – 22h
Local: Área I, Bloco F, Salas 209 e 2010
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Serviço Social
DATA: 29/01/2015 (QUINTA-FEIRA)
TURNO: NOTURNO
Tema: Atuação docente: práticas e percepções
Ementa: Conceitos reflexões da prática docente na atualidade. Metodologia ativa no processo ensino aprendizagem. Práticas acadêmicas: percepções dos docentes e discentes.
Responsável: Prof.ª Dr.ª Ana Maria Gonçalves de Sousa; Prof.ª Ms. Vacemia G. de Souza Novaes
Horário: 18h30min – 22h
Local: Área I, Sala de Eventos
Vagas: 65
Unidade Acadêmico Administrativa:Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas
Tema: As Implicações da norma de desempenho NBR15575
Ementa: Discussão e conhecimento atinente à importância da norma para a qualidade dos projetos e a construção das edificações destinadas a habitação e seus impactos no ensino de graduação.
Responsável: Prof.ª Esp. Ana Cristina Rodovalho Reis
Horário: 19h – 21h
Local: Área III, Bloco C, Sala 201
Vagas: 60
Unidade Acadêmico Administrativa:Arquitetura e Urbanismo
Tema: Aspectos de ensino-aprendizagem em computação
Ementa: Reflexão sobre as questões de ensino-aprendizagem usando processos e metodologias que propiciem ao aluno o entendimento de aspectos básicos em algoritmos e programação.
Responsável: Prof. Dr. Sibelius Lellis Vieira; Prof. Esp. André Luiz Alves
Horário: 19h
Local: Área III, Bloco D, Sala 206
Vagas: 50
Unidade Acadêmico Administrativa:Ciências da Computação, Engenharia da Computação e Curso Superior Tecnológico em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Tema: AI: Analisando os resultados para avaliar o processo
Ementa: Práticas pedagógicas visando o diálogo interdisciplinar
Responsável: Prof. Dr. Luiz Álvaro de Oliveira Júnior; Profª Marta Maria Cançado Nogueira
Horário: 19h – 21h
Local: Área III, Auditório
Vagas: 100
Unidade Acadêmico Administrativa:Engenharia Civil
Tema: Metodologias Ativas no Curso de Nutrição
Ementa: Apresentação e discussão de metodologias ativas. Estudo de aprendizagem baseada em times (TBL), aprendizagem baseada em problemas (PBL) e problematização.
Responsável: Prof.ª Ms. Daniela Canuto
Horário: 18h – 22h
Local: Área IV, Bloco C, Sala 204
Vagas: 30
Unidade Acadêmico Administrativa:Nutrição
DATA: 30/01/2015 (SEXTA-FEIRA)
TURNO: MATUTINO
Tema: Plataforma Moodle
Ementa: Utilização da Plataforma Moodle como ferramenta de apoio aos cursos presenciais da Engenharia Civil.
Responsável: Prof.ª Ms. Rose Mary Almas de Carvalho
Horário: 09h – 11h
Local: Área III, Bloco C, Sala 203
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Engenharia Civil
DATA: 30/01/2015 (SEXTA-FEIRA)
TURNO: VESPERTINO
Tema: Metodologias Ativas de Ensino
Ementa: Novas abordagens de avaliação e PBL
Responsável: Prof. Ms. Gustavo Suriani de Campos Meireles
Horário: 14h – 16h
Local: Área III, Auditório
Vagas: 100
Unidade Acadêmico Administrativa:Escola de Engenharia
DATA: 30/01/2015 (SEXTA-FEIRA)
TURNO: NOTURNO
Tema: Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Ementa: Impactos do SINAES nos cursos de graduação, em especial do Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes – ENADE. Políticas e Diretrizes do Ensino de Graduação da PUC Goiás. Perspectivas para o ENADE 2015 (em face às mudanças ocorridas em 2014).
Responsável: Prof.ª Ms.Suely Vieira Lopes
Horário: 19h – 22h
Local: Câmpus V, Bloco B, Sala 105
Vagas: 40
Unidade Acadêmico Administrativa:Publicidade e Propaganda
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA SOCIEDADE GOIANA DE CULTURA
Presidente
Dom Washington Cruz, CP
Vice-Presidente
Monsenhor Daniel Lagni
Secretário Geral
Monsenhor Luiz Gonzaga Lôbo
ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR DA PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
Grão-Chanceler
Dom Washington Cruz, CP
Reitor
Prof. Wolmir Therezio Amado
Vice-Reitora
Profª Olga Izilda Ronchi
Pró-Reitora de Graduação
Profª Sonia Margarida Gomes Sousa
Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil
Profª Márcia de Alencar Santana
Pró-Reitora de Pós-Graduação e Pesquisa
Profª Milca Severino Pereira
Pró-Reitora de Desenvolvimento Institucional
Profª Helenisa Maria Gomes de Oliveira Neto
Pró-Reitor de Administração
Prof Daniel Rodrigues Barbosa
Pró-Reitor de Comunicação
Prof. Eduardo Rodrigues da Silva
Pró-Reitor de Saúde
Prof. José Antonio Lôbo
Chefe de Gabinete
Prof. Lorenzo Lago