Oficina mostra a evolução do microempreendedorismo no Brasil
A oficina Pequenas empresas: o desafio do empreendedor em um cenário competitivo, foi ministra neste sábado, na Jornada da Cidadania, pela professora Maria Aparecida e pelo Mestre em Economia e Agronegócio Pedro Evangelista, abordando diversas questões sobre o atual cenário das micro e pequenas empresas no Brasil.
Dentre as principais indagações estavam os procedimentos para se conseguir financiamento bancário para a abertura e/ou manutenção de uma empresa. O professor Evangelista salientou a importância de apoio no início de um empreendimento. “Hoje, os bancos oferecem linhas de crédito para as diferentes modalidades de negócio existentes,” pontuou Evangelista.
A professora Maria Aparecida também ressaltou as principais características e habilidades que um empreendedor deve possuir. “Tem de ter visão de futuro, enxergar além do que as pessoas comuns podem ver e, além disso, ser responsável e atuante. Um ponto fundamental é usar sua vocação, habilidade e, acima de tudo, fazer o que gosta”.
A oficina mostrou, ainda, como o empreendedorismo se tornou uma atividade democrática. “O empreendedor não nasce pronto, ele estuda, se forma e desenvolve competências. O administrador pode desenvolver suas aptidões em qualquer formação que ele tiver”, concluiu a professora.
William Correia (Estudante do curso de Jornalismo da UC Goiás – 1º Período)
Tags: Jornada da Cidadania