Oficina reforça prevenção ao HPV

Dentro da Mostra de Produção do Conhecimento da Jornada da Cidadania da PUC Goiás, foi realizada nesta quinta-feira, 22, na sala 309 do Bloco F da Área I, a oficina sobre o virus HPV, causador do câncer no colo uterino, ministrada pelas acadêmicas de Biomedicina Cler Lira e Thaís Gomes. As estudantes realizam um projeto de Iniciação Científica sobre esse câncer e as várias formas de transmissão.

O HPV tem um desenvolvimento lento e a doença começa com sangramento vaginal contínuo, secreção vaginal anormal, dor abdominal associada a queixas urinárias. A doença pode se manifestar até 10 anos após o contágio. De acordo com as acadêmicas, existem vacinas que previnem o HPV, disponibilizadas pela rede pública. São necessárias três doses, ao longo de seis meses. As vacinas são mais recomendadas para mulheres entre nove e 26 anos.

O câncer de colo do útero é o segundo tumor mais frequente entre as mulheres, ficando atrás somente do câncer de mama. Os exames para detectar a doença podem ser feitos pelo SUS, que disponibiliza postos de coleta preventiva e também pela rede particular.

Larissa Carneiro, Gabriela Motta e Thaíssa Veiga

(Estudantes do curso de Jornalismo da PUC Goiás – 5º período)

Tags: