Oficina debate direitos humanos, comunicação e redes sociais

Amanda Teixeira - Minicurso Educacao em Direitos HumanoseditadaCom a finalidade de abordar as recentes transformações da comunicação e dos direitos do cidadão, a oficina “Educação em Direitos Humanos e Comunicação: processos emancipatórios dos governados” teve início com uma dinâmica de “rede” e contou com a participação de mais de 60 pessoas, na área I, da PUC Goiás, dentro da Programação geral da Jornada da Cidadania, que vai de quinta-feira a domingo, 22 a 25.

Segundo a professora de Psicologia Cristina Viana, umas das colaboradoras da oficina, a conexão em rede é uma ferramenta que estabelece uma interação social e que na utilização dessa plataforma há formação de grupos sociais, seja, pelas redes sociais ou comunidades organizadas. A partir dessas interações, a sociedade se organiza e cria uma identidade. As comunidades conectadas ampliaram o seu espaço de discussão sobre direitos e democracia e tem, cada vez mais, produzido efeito maior na sociedade da comunicação.

A professora de Jornalismo Denize Daudt Bandeira discutiu como as relações de uma comunidade interferem na comunicação. Entre os assuntos abordados, destacaram: as últimas manifestações que ocorreram no País, as mobilizações pelas redes sociais que cogitaram a luta por direitos comunitários e a democratização da informação associado à cidadania. “As pessoas mobilizaram pelas redes sociais e se organizaram”, afirma a professora.

O professor de Filosofia João Valverde falou sobre o exercício da democracia associada aos direitos humanos, e abordou a relação de poder do Estado, a mídia e as interações sociais. “Se o Estado não se democratizar a própria sociedade no exercício dos direitos humanos efetivo, se democratizará”, disse.  Valverde também salientou que o poder não está só no Estado, mas nas práticas sociais, e que essa relação é produzida a partir de interações. Durante a oficina houve também espaço para perguntas e debate entre os participantes. No final, cada um recebeu o certificado de participação.

Texto: Rafael Freitas  (estudante do curso de Jornalismo da PUC Goiás  – 5o. Período)

Foto: Amanda Teixeira (estudante do curso de Jornalismo da PUC Goiás – 2o. Perído)

 

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