Seminário Qualidade do AR: Controle, Monitoramento e Efeitos sobre a Saúde

Data
15/09/2015 - 16/09/2015


Logo

 

Faça Sua Inscrição!

LOCAL

Auditório 1, Área II, Praça Universitária, PUC-GO.

 

PROGRAMAÇÃO

15 de Setembro de 2015

 

19h00 às 19h30

Apresentação cultural: CAC

19h30 às 21h00

Palestra de abertura: Influência dos poluentes antrópicos na formação da deposição ácida.

Palestrante: Eng. Esp.Luiz Antonio B. Germano da Silva

16 de Setembro de 2015 – Manhã

8h00 às 9h00

Palestra:Qualidade do Ar e Atividades Produtivas

Palestrante:Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. – Ph.D

9h00 às 10h00 

Palestra: Monitoramento Ambiental de Emissões Atmosféricas de Indústria Automobilística

Palestrante: Dra. Lyne Sussuarana Pereira

10h00 às 10h30 – Intervalo

10h30 às 11h30

Palestra:Controle da Qualidade do Ar em Processo de Incineração.

Palestrante: Eng. Erio Maganeli

11h30 às 12h15

Aberto a perguntas

 

16 de Setembro de 2015 – Tarde

14h00 às 15h00 

Palestra:Ilhas de calor

Palestrante: Dra. Nicali Bleyer Ferreira dos Santos / Dra. Juliana Ramalho Barros

15h00 às 16h00 

Palestra: Monitoramento da Qualidade do Ar pelo Estado de Goiás

Palestrante:.Quim. Esp. Ernando Soares Araújo

16h00 às 17h00 

Palestra: Poluição Atmosférica: Efeitos na Saúde

Palestrante: Dr. Daniel Strozzi

17h00 às 17h30

Aberto a perguntas

17h30 às 18h00 

Encerramento –Prof.Ms.Osmar Mendes

 

PALESTRANTES

Eng. Esp.Luiz Antonio B. Germano da Silva

Com ampla vivência no meio industrial, iniciando a carreira no ramo da metalurgia, se direcionou para a área ambiental há 12 anos atrás, quando fundou a Luftech Soluções Ambientais. Desde essa época faz cursos de aperfeiçoamento na área e participa de instâncias decisoras da política ambiental estadual como o CONSEMA e o núcleo de Engenharia Ambiental da Sociedade de Engenharia do RS.

Prof. Nelson Jorge da Silva Jr. – Ph.D

Possui graduação em Estudos Sociais Licenciatura Curta (1982), graduação em História Licenciatura Plena (1983), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (1986), e graduação em Biologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987) e doutorado em Zoologia – Brigham Young University (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), na área de zoologia de vertebrados, com ênfase em sistemática de serpentes e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e Saúde e Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa da PUC Goiás. Tem também experiência na área de biologia da conservação, em levantamentos e monitoramentos faunísticos, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, serpentes, impacto ambiental e toxinas animais.

Ma. Lyne Sussuarana Pereira

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Goiás (1999) e mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Goiás (2008). Atualmente é consultora Técnica em Meio Ambiente e professora ensino técnico no SENAI – Departamento Regional de Goiás e Química – Cachoeira Metais LTDA.

Eng. Erio Maganeli

Eng. Mecânico. Administrador de empresar e desenvolvedor de equipamento de tratamento térmico de resíduos sólidos. Diretor da Globo Ambiental.

Dra. Nicali Bleyer Ferreira dos Santos

Possui graduação em Geografia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de Brasília (2002), mestrado em Geografia pela Universidade de Brasília (2005), com ênfase em Planejamento Ambiental e Territorial e doutorado multidisciplinar em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Goiás. Foi professora substituta de Geografia na Universidade Federal de Goiás, e atualmente trabalha como consultora autônoma na área de licenciamento ambiental e planejamento urbano. É professora Assistente I na Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – GO e atua como docente, assessora da Pró-reitoria de Extensão, coordenadora do núcleo de pesquisa sobre elaboração de materiais paradidáticos para o ensino de Geografia – elaboração de atlas geográfico escolar para o estado de Goiás, coordenadora do Programa Institucional de Incentivo a Docência – PIBID do curso de Geografia. É professora convidada do curso de especialização em Gestão e Planejamento Ambiental do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás. É lider do grupo de pesquisa Elaboração de Materiais Paradidáticos para o Ensino de Geografia e Meio Ambiente, do Diretório dos Grupos de Pesquisa do Brasil.

Dra. Juliana Ramalho Barros

Possui graduação em Geografia pela Universidade de Brasília (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Goiás e coordena o Laboratório de Climatologia Geográfica do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais, onde também já exerceu a função de Coordenadora do curso de graduação em Geografia e Vice-Diretora. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Climatologia Geográfica, Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projetos, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos regionais, ensino de climatologia, geografia da saúde e gestão de projetos.

Quim. Esp. Ernando Soares Araújo

Possui graduação tecnológica em Química Industrial (Química de Processos Agroindustriais) pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás, atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (2007), tendo concluído Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" (Especialização) em Processos Químicos Industriais pela Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange (2008) e Pós-Graduação "Lato Sensu" MBA em Engenharia Sanitária e Ambiental pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação IPOG (2013). Apresenta experiência na análise química e no desenvolvimento e validação de métodos analíticos. Atualmente atua na área de meio ambiente, sendo Assistente Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás, exercendo atividades nas áreas de monitoramento da qualidade do ar e das águas.

Dr. Daniel Strozzi

Graduado em Medicina pela (FMUSS -99). Alergista e Imunologista pós-graduado pela FMUSP e HSPE/SP. Título de especialista em Alergia e Imunologia pela AMB e ASBAI. Professor da Unidade de Imunologia Clinica e Alergia da PUC-GO. Presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Goiás (ASBAI/GO) 2011/2012 – 2015/2016. Subcoordenador do Grupo de Ética e Defesa Profissional da ASBAI 2015/2016 Diretor Financeiro Associação Brasileira de Alergia e Imunologia Regional Goiás (ASBAI/GO) 2013/2014. Membro do grupo de interesse de Alergia a Medicamentos da ASBAI. Membro do grupo de interesse de Alergia Alimentar da ASBAI. Coordenador e Presidente da Associação Brasileira de Asmáticos Regional Goiás (ABRA-GO). Professor Coordenador da Liga de Alergia e Imunologia da PUC-GO. Fundador e Vice-Presidente da Associação de Portadores de Alergia Alimentar em Goiás (APAAGO)