Avisos Importantes
TODAS AS ATIVIDADES NO XI SEMINÁRIO REGIONAL ANPAE CENTRO OESTE
OCORRERÃO NO HORÁRIO DE BRASÍLIA
Abertura oficial e conferência – Políticas Educacionais democráticas em tempos de resistência
Prof. Dr. Luiz Carlos de Freitas
Dia: 09 de dezembro – 9h
Link: https://youtu.be/vpPCpDLdaiM
Mesa Redonda 1 – Educação Superior: Políticas, Gestão e novas formas de Regulação
Dia: 09 de dezembro – 16h30
Link: https://youtu.be/kVszhlM1qmU
Lançamento de Livros
Dia: 09 de dezembro – 18h30
Link: https://meet.google.com/woc-oxnv-yyr
Acesse o Catálogo de lançamento de livros – Anpae CCO
Painel 1: Educação profissional em tempo de desemprego
Dia: 10 de dezembro – 8h
Link: https://youtu.be/eqqTsUumtbQ
Painel 2: A Educação a Distância no Brasil: entre processos democráticos, direitos, políticas e qualidade
Dia: 10 de dezembro – 8h
Link: https://youtu.be/bqH3Uwojhns
Painel 3: Militarização da Educação Pública: análises e perspectivas
Dia: 10 de dezembro – 8h
Link: https://youtu.be/HJw_fy00xnY
Painel 4: Inclusão, pobreza e educação
Dia: 10 de dezembro – 8h
Link: https://youtu.be/B5FNoOdQlrA
Mesa Redonda 2: Educação Básica – Gestão, Currículo e novas formas de Regulação
Dia: 10 de dezembro – 10h
Link: https://youtu.be/vhAQ31iqvOk
Mesa de encerramento Gestão e Formação de Professores: posicIonamentos de Luta da ANPAE
Prof. Dr. Romualdo Portela/USP e Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado/UFG
Coord. Profa. Dra. Carina Elisabeth Maciel/UFMS
Dia: 10 de dezembro – 16h30
Link: https://youtu.be/bW3_hSoASAQ
Reunião com associados: Anpae Centro-oeste – avaliação e encaminhamentos
Dia: 10 de dezembro – 18h30
Link: meet.google.com/gfk-vubm-rvv
2. Comunicações Orais DATAS, HORÁRIOS, SALAS e LINKS DE ACESSO
3. Trabalhos Completos
3.1. Eixo 1 – Política e gestão da educação básica.
SISTEMA_DE_AVALIACAO_DA_EDUCACAO_BASICA_SAEB_E_QUALIDADE_DA_EDUCACAO
PROJETO_DE_EXTENSAO_DO_IFG_E_COMUNICACAO_PUBLICA_CONTRIBUICOES_INICIAIS
POLITICA_DE_MONITORAMENTO_DE_ALFABETIZACAO_DOS_MUNICIPIOS_DE_SOBRALCE_E_SANTO_ANTONIO_DE_JESUSBA Participacao_e_gestao_escolar_alguns_apontamentos
O_PROTAGONISMO_JUVENIL_NA_INSULARIDADE_DO_ENSINO_MEDIO_DE_TEMPO_INTEGRAL
O_PANORAMA_DO_PLANO_ESTADUAL_DE_ESTADUAL_DE_EDUCACAO_DE_MATO_GROSSO_DO_SUL_PEEMS_2014-2024_META_7
O_PAPEL_DO_COORDENADOR_PEDAGOGICO_NO_CONTEXTO_ESCOLAR_UMA_ANALISE_REFLEXIVA
O_PERFIL_DOS_DOCENTES_DO_IFG_URUACU_E_AS_RELACOES_COM_O_EXITO_DOS_ESTUDANTES_DO_ENSINO_MEDI
O_INTEGRADO O_PROGRAMA_NACIONAL_DE_ESCOLAS_CIVICO-MILITARES_A_ESCOLA_ESTRUTURADA_A_PARTIR_DOS_CODIGOS_DO_QUARTEL
O_ENSINO_EXCLUDENTE_EM_TEMPO_DE_PANDEMIA
O_ESTADO_COMO_AGENTE_EDUCADOR_A_EDUCACAO_A_SERVICO_DO_CAPITAL
Militarizacao_das_escolas_publicas_disciplina_ou_autoritarismo
LIVROS_INADEQUADOS_PARA_ESTUDANTES_DE_RONDONIA_A_REPERCUSSAO_DE_UM_EQUIVOCO_OFICIAL
GESTAO_DA_EDUCACAO_EM_MUNICIPIOS_TOCANTINENSES_CRONOLOGIA_DA_INSTITUICAO_DOS_SISTEMAS_MUNICIPAIS_DE_ENSINO ESTADO_DA_ARTE_GESTAO_DEMOCRATICA_EM_MATO_GROSSO_DO_SUL_20142020
CONSELHOS_MUNICIPAIS_DE_EDUCACAO_APONTAMENTOS_DE_ESTUDOS_PREGRESSOS_2001-2017 AS_PAR~1
A_REGULAMENTACAO_DO_ENSINO_REMOTO_NO_MATO_GROSSO_DO_SUL
A_REFORMA_DO_ENSINO_MEDIO_MAPEAMENTO_DAS_PESQUISAS_DE_POS_GRADUCAO_EM_EDUCACAO_SOBRE_A_IMPLANTACAO_DA_BNCC__EM A_POLITICA_EDUCACIONAL_E_OS_RUMOS_DO_ENSINO_MEDIO_BRASILEIRO
A_JUDICIALIZACAO_DA_VAGA_EM_CRECHE
A_INFLUENCIA_DO_BANCO_MUNDIAL_NAS_POLITICAS_EDUCACIONAIS_BRASILEIRAS_NO_GOVERNO_TEMER_2016-2018
A_GESTAO_NO_PLANEJAMENTO_EDUCACIONAL
A_GARANTIA_DO_DIREITO_A_EDUCACAO_INFANTIL_NO_PLANO_MUNICIPAL_DE_EDUCACAO_DE_DOURADOSMS
A_FORMACAO_CONTINUADA_EM_SERVICO_E_OS_DESAFIOS_DA_COORDENACAO_PEDAGOGICA_um_olhar_a_partir_da_ideologia_estatal_burguesa A_Estruturacao_da_Educacao_Basica_nos_regimes_pos-autoritarios_no_Brasil_e_na_Espanha
A_EDUCACAO_INFANTIL_COMO_DIREITO__UM_BREVE_ESTUDO_SOBRE_O_PERCURSSO_E_AS_GARANTIAS_LEGAIS_NO_BRASIL_E_PARAGUAI. A_EDUCACAO_ESPECIAL_NOS_PLANOS_DE_EDUCACAO
3.2. Eixo 2 – Política e gestão da educação superior.
AS IMES E A PREVISÃO LEGAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
REFERENCIAIS_DE_QUALIDADE_PARA_EaD_TRAJETORIA_E_INFLEXOES_NA_EDUCACAO_SUPERIOR
PRONERA_UMA_POLITICA_DE_EXPANSAO_DA_EDUCACAO_SUPERIOR_DONO_CAMPO
Politicas_Publicas_para_Extensao_Universitaria
POLITICAS_PUBLICAS_DE_EAD_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_ESBOCO_DAS_PRODUCOES_DA_ANPED_1996-2019
O_ACESSO_DE_TRANSEXUAIS_E_TRAVESTIS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR
ASSISTENCIA_ESTUDANTIL_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_A_PERMANENCIA_DE_ESTUDANTES_MIGRANTES_DA_UFMS
ELABORACAO_DE_POLITICAS_PARA_A_EDUCACAO_SUPERIOR_PERSPECTIVAS_DE_ORGANISMOS_INTERNACIONAIS
GESTAO_POR_COMPETENCIAS_APLICADA_NA_GESTAO_UNIVERSITARIA
INTERNACIONALIZACAO_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_PROCESSO_DE_RECONFIGURACAO_DA_GESTAO_UNIVERSITARIA
LEVANTAMENTO_BIBLIOGRAFICO_SOBRE_CONDICOES_DO_TRABALHO_DOCENTE_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_A_DISTANCIA
ACESSO~1 ACESSO_E_PERMANENCIA_DE_ESTUDANTES_INDIGENAS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR
A_TERRA_PLANA_E_UMA_REFLEXAO_SOBRE_O_ATAQUE_AS_UNIVERSIDADE_PUBLICAS
A_REDE_FEDERAL_DE_EDUCACAO_PROFISSIONAL_CIENTIFICA_E_TECNOLOGICA_e_EaD_EXPANSAO_E_CONTRIBUICOES
A_PRODUCAO_DO_CONHECIMENTO_NO_BRASIL_CONTEXTOS_INDICADORES_E_PERSPECTIVAS
A_POLITICA_INSTITUCIONAL_DE_BOLSA_NA_POS-GRADUACAO_EM_EDUCACAO_DA_UFMS_E_UFGD
A_PESSOA_COM_DEFICIENCIAS_NA_EDUCACAO_SUPERIOR_UM_DIALOGO_A_PARTIR_DO_CICLO_DE_POLITICAS
3.3. Eixo 3 – Políticas e práticas de formação dos docentes e dirigentes escolares.
Planejamento_coletivo_espaco_de_formacao_limites_e_possibilidades
PACTO_NACIONAL_PELA_ALFABETIZACAO_NA_IDADE_CERTA_PNAIC_FORMACAO_CONTINUADA_DE_PROFESSORES
O_PROFESSOR_DA_ESCOLA_PARA_A_GESTAO_DA_REDE_DE_ENSINO
O_fenomeno_do_contrato_temporario_e_suas_repercussoes_no_trabalho_docente
NECESSIDADES_FORMATIVAS_DO_PERFIL_DOS_GESTORES_ESCOLARES_NA_FORMACAO_CONTINUADA
FORMACAO_CONTINUADA_DE_PROFESSORES_E_OS_IMPACTOS_DA_BASE_NACIONAL_COMUM_CURRICULAR
EDUCADORES_E_MUSEUS_APROXIMACOES_POR_MEIO_DA_EXTENSAO
A_INDENTIDADE_E_A_FORMACAO_DO_PEDAGOGO_DA_UFMS_PARA_ATUAR_EM_ESPACOS_NAO_ESCOLARES
3.4. Eixo 5 – Políticas Públicas e Financiamento da Educação.
Remuneracao_docente_da_rede_estadual_de_ensino_de_Mato_Grosso_do_Sul_2018_a_2019
REFLEXOES_SOBRE_A_EDUCACAO_AMBIENTAL_NA_ATUALIDADE
POLITICA_EDUCACIONAL_E_FINANCIAMENTO_DA_EDUCACAO_BASICA_APROXIMACOES_INICIAIS
POLITICA_DE_ACESSIBILIDADE_A_EDUCACAO_BASICA
PLANOS_DE_CARGOS_CARREIRA_E_REMUNERACAO_DO_MAGISTERIO_PUBLICO_ANALISE_DAS_PRODUCOES_ACADEMICAS O_MOVIMENTO_NEOCONSERVADOR_NO_ESTADO_BRASILEIRO__ATUACAO_DA_FRENTE_PARLAMENTAR_EVANGELICA
IDEOLOGIA_NEOLIBERAL_IMPACTOS_NOS_CAMPOS_DA_EDUCACAO_E_DA_POLITICA_DO_BRASIL_CONTEMPORANEO
A_POLITICA_DE_FINANCIAMENTO_DA_EDUCACAO_BASICA_E_O_CUSTO_ALUNO_QUALIDADE_EM_MATO_GROSSO
3.5. Eixo 6 – Gestão pedagógica, organização curricular e qualidade da educação.
FINALIDADES_EDUCATIVAS_ESCOLARES_E_POLITICAS_CURRICULARES_NO_BRASIL_IMPLICACOES_PARA_ESCOLA_BASICA
FINALIDADES_EDUCATIVAS_ESCOLARES_E_PERSPECTIVA_DESENVOLVIMENTAL_ENSINO_DE_CIENCIAS_NO_ENSINO_
CURRICULO_PROPOSICOES_E_FUNDAMENTOS_PARA_A_FORMACAO_INTEGRAL_E_EMANCIPATORIA
3.6. Eixo 7 – Educação e direitos humanos, diversidade cultural e inclusão social.
UM_ENSAIO_SOBRE_A_AUTONOMIA_COMO_PRATICA_CENTRAL_NO_ENSINO_DE_CIENCIAS_NATURAIS_NO_EAJA
RACISMO, CORPOS NORMATIZADOS E PRÁTICAS AUTORITÁRIAS: O PROCESSO DE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO DISTRITO FEDERAL – RACISM~1
PESQUISAS_SOBRE_A_FORMACAO_DE_PROFESSORES_E_A_EDUCACAO_EM_DIREITOS_HUMANOS_POSSIVEIS_INTERSECCOES
O_DIREITO_A_EDUCACAO_DA_CRIANCA_REFUGIADA__NO_BRASIL
EDUCACAO_INFANTIL_E_O_DIREITO_A_EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA
EDUCACAO_EM_TEMPOS_DE_PANDEMIA_A_PERCEPCAO_DOS_FAMILIARES_DOS_ALUNOS
DIVERSIDADE_CULTURAL_EM_FINALIDADES_EDUCATIVAS_CONSERVADORA_RELIGIOSA
CONSTRUTOS_DA_SUBJETIVIDADE_NA_EDUCACAO_DE_JOVENS_E_ADULTOS_APROXIMACOES_EM_FOUCAULT
CAMINHANDO_E_ABRINDO_CAMINHOS_NA_CULTURA_DIGITAL_DIFERENTES__APRENDIZAGENS_NO_CIBERESPACO
AS_IMAGENS_NAS_PAREDES_DA_SALA_DE_AULA AS_CARACTERISTICAS_E_OS_EFEITOS_DO_RACISMO_NA_EDUCACAO
3.7. Eixos 4 (Planejamento da Educação, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação) e 8 (Regulação, avaliação e qualidade da educação: agendas e realidades locais)
O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DOS SISTEMAS DE ENSINO NOS MUNICIPIOS DE MATO GROSSO DO SUL – O_PROC~1
O CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB): O QUESTIONÁRIO ENADE E SUAS ARTICULAÇÕES COM AS POLÍTICAS INSTITUCIONAIS – O_CURS~1
IMPLEMENTAÇÃO DA META 7 DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2014-2024 – EM SISTEMAS DE ENSINO E A BUSCA DA QUALIDADE – IMPLEM~1
ESCOLAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPO INTEGRAL NO ENSINO MÉDIO: PROPOSTA DE ANÁLISE DAS ESTRATÉGIAS DA META 6 DO PNE NO PERÍODO DE 2014/2019 – ESCOLA~1
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: RESPONSABILIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR – AVALIA~1