Regras para Submissão de Resumos Ampliados e Publicação de E-book

  1. PUBLICAÇÃO – A organização do evento e a Comissão Científica publicarão, em formato e-book, todos os resumos ampliados que foram aprovados para apresentação no evento e que estiverem RIGOROSAMENTE DE ACORDO COM AS NORMAS e CONTEÚDOS DOS EIXOS. Neste sentido, o evento se reserva no direito de aprovar ou reprovar os trabalhos que não atendam o escopo editorial da Associação e perfil e o formato exigidos para a formatação/apresentação dos trabalhos. Nesse sentido, no momento da submissão, todos os trabalhos devem ser postados garantindo o anonimato e atentar para as seguintes exigências:

 

  1. ORIENTAÇÕES GERAIS:

Anonimato: A identificação dos autores deverá ocorrer apenas no formulário do sistema. Nenhuma forma de identificação dos autores pode comparecer no texto submetido.

Tamanho: O envio das comunicações requer a apresentação de um Resumo Ampliado de 5 a 9 mil caracteres (com espaço).

Revisão de Língua Portuguesa: todos os trabalhos deverão ser enviados com correção de língua portuguesa, sob efeito de reprovação daqueles que apresentarem problemas com forma, coesão, coerência textual, clareza e correção gramatical.

Filiação à ANPAE: Só serão aceitos trabalhos para apresentação graduandos, pós-graduandos e profissionais da área (professores e pesquisadores) filiados à ANPAE e com suas anuidades em dia.

Autores e co-autores: Cada inscrito terá direito a enviar apenas um trabalho como autor principal e máximo (2) como co-autor.

As comunicações poderão incluir estudos, trabalhos acadêmicos e relatos de experiência.

título deverá estar em letra maiúscula e em negrito, com alinhamento centralizado.

Resumo Ampliado deve conter: Introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando-se as normas habituais para a publicação de artigos científicos.

 

  1. FORMATO DO TEXTO

 

Fonte: Arial

Texto normal: 12 pts espaçamento entre linha 1,5

Texto recuado: 11 pts, espaçamento 1,25, largura 4cm

Título Principal 16pts, espaçamento 1,5ps, Caixa alta, Negrito, Centralizado

Títulos internos 12 pts, espaçamento 1,5ps, Caixa alta, negrito, alinhado a esquerda

Subtítulos 12 pts, espaçamento 1,5, Caixa baixa, negrito, alinhado a esquerda

Parágrafo normal, endentado na primeira linha do parágrafo de 1,30cm

 

  1. FIGURAS (caso tenha)

 

Resolução: entre 72 e 80 ppi

Largura máxima 14 cm ou 600 pixels

Tipos de imagens: jpg, png e gif

 

 

  1. TABELAS (caso tenha)

Tabelas: largura MÁXIMA 14 cm

Texto: fonte 10 pts

Título 12pts

 

  1. NOTAS DE RODAPÉ (caso tenha)

Fonte: Arial, 11pts

Espaçamento das linhas 1,15 pts

Colocar os atributos e referências aos autores em nota de rodapés para não tumultuar o espaço do título.

 

 

PÁGINA EXEMPLO PARA TRABALHOS

 

Como se pode ver do quadro acima, existem 21 instituições em funcionamento, ao menos de acordo com os dados do MEC. Diante da quantidade de IES que ofertam o curso, e da impossibilidade de se realizar uma análise documental em todas elas, foi realizado um novo recorte: foram analisados apenas os documentos das IES que se concentram na capital do estado de Alagoas, a cidade de Maceió, que concentra ¾ das vagas do estado.

Restaram, após o novo recorte, 13 IES da mencionada localidade. Para constituir o corpus da pesquisa foram selecionados os projetos pedagógicos de cada IES e, ante sua ausência, os regulamentos ou regimentos gerais disponibilizados para acesso público. Deve-se lembrar que é dever das IES manter os discentes informados e atualizados sobre as formas de avaliação do ensino e aprendizagem e as metodologias de ensino, de acordo com o parecer CNE/CES nº 236/2009 (BRASIL, 2020a) e com a Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017 do MEC (BRASIL, 2020b). Assim, trata-se de dever de toda IES disponibilizar esses documentos publicamente

 

A partir dessa premissa, a coleta do material de estudo se efetuou de duas maneiras: a) com a análise dos dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, através de sua plataforma on line intitulada “E-mec” (http://emec.mec.gov.br/); b) através dos sítios eletrônicos das próprias IES  e c) por pedido formal a coordenação de curso via e-mail[1].

 

Subtítulos para trabalhos.

 

Nesta etapa foram escolhidos os documentos que serviram de base à pesquisa, a partir da “leitura flutuante”, momento em que se analisam os documentos que serão submetidos à apreciação. É preciso se “deixar invadir”

 

[1] CNE/CES nº 236/2009 (BRASIL, 2020a) e com a Portaria Normativa nº 23, de 21 de dezembro de 2017 do MEC (BRASIL, 2020b).