Carta de Motivação

Como o próprio nome indica, a carta de motivação deverá explicitar as razões pelas quais o estudante se interessa em participar do programa de mobilidade.

Para redigí-la, o candidato ao intercâmbio deverá refletir sobre suas expectativas e interesses acadêmicos e profissionais.

Uma boa dica é montar primeiro o plano de estudo e depois redigir a carta.

A carta serve para verificar a adequação entre as expectativas do estudante, a proposta do programa e o que a instituição estrangeira pode de fato oferecer. Adicionalmente, ela é um instrumento auxiliar no processo de seleção, já que proporciona ao candidato a oportunidade de mostrar suas qualificações acadêmicas.

Ela deve justificar o plano de estudos mostrando a relação entre as disciplinas selecionadas, a área de graduação na PUCGoiás e o direcionamento profissional pretendido pelo estudante. Ela deve também fornecer informações adicionais sobre o candidato que não estejam evidentes no histórico.

Não utilize o espaço da carta para repetir informações que já estejam disponíveis no histórico. Em vez disso, inclua informações sobre sua participação em projetos de pesquisa, atividades de monitoria e extraclasse, publicações de artigos e quaisquer outras atividades que demonstrem seu nível de engajamento com o curso e área de estudo.

Atividades comunitárias que demonstrem compromisso e responsabilidade social também são relevantes.

A carta deve ter no máximo uma lauda.

No canto superior direito da carta deve ser colocado um cabeçalho contendo o nome do aluno, curso e instituição de destino desejada.