Programa Conexão Cultura Brasil

Ministério da Cultura oferece apoio financeiro para participação em eventos culturais nacionais e internacionais

Uma parceria entre o Ministério da Cultura e os Ministérios da Educação e das Relações Exteriores vai oferecer bolsas de estudo no exterior e patrocinar a participação em eventos culturais nacionais e internacionais, por meio do Programa Conexão Cultura Brasil. A meta é ampliar a presença de artistas e empreendedores brasileiros no mundo em atividades de formação (cursos e estágios), em instituições culturais renomadas internacionalmente e eventos de cultura e negócios.

As áreas contempladas são: (1) Patrimônio Cultural (material, imaterial, arquivos e museus), (2) Expressão Cultural (artesanato, culturas populares, indígenas e afro-brasileiras, artes visuais e digitais); (3) Artes do Espetáculo (dança, música, circo, teatro); (4) Audiovisual (cinema e vídeo); (5) Livro, Leitura e Literatura (publicações e mídias impressas); e (6) Criações Culturais e Funcionais (moda, design, arquitetura, gastronomia, games e novas mídias).

As inscrições serão realizadas exclusivamente por meio do sistema SalicWeb (http://sistemas.cultura.gov.br/propostaweb), até 29/08, 01/10 e 07/11, dependendo da data prevista da viagem. Não é necessário ter diploma para concorrer à vaga, mas será exigida experiência prévia na área escolhida. Além disso, para se habilitar a uma bolsa de estudo, o interessado deve entrar em contato com uma das universidades credenciadas e ser pré-aprovado por ela.

Mais informações:

Manual de Orientação