Ciências da Religião

Estrutura Curricular

O Programa é constituído por uma área de concentração e três linhas de pesquisa. 

  • O MESTRADO exige 44 créditos a serem cursados em 24 meses, perfazendo 21 créditos em disciplinas, 03 créditos em atividades complementares, 12 créditos de dissertação e 08 créditos de orientação, sendo duas disciplinas obrigatórias de núcleo comum; uma disciplina obrigatória para cada linha de pesquisa e disciplinas opcionais para cada linha de pesquisa, totalizando 660 horas de atividades.
  • O DOUTORADO exige 67 créditos a serem cursados em 42 meses, sendo 21 créditos em disciplinas do Mestrado, 10 créditos em disciplinas específicas do doutorado (03 créditos em uma disciplina obrigatória, 03 créditos em seminários interdisciplinares, 02 créditos em colóquios da linha de pesquisa e 02 créditos em colóquios das outras linhas de pesquisa) 06 créditos em produções científicas, 16 créditos para redação da tese e 14 créditos de orientação, totalizando 1.005 horas atividades.

As DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, no caso do Mestrado, são compostas por uma disciplina de núcleo comum, que oferece as noções básicas do curso, uma disciplina de metodologia e outra disciplina que constitui o núcleo de cada linha de pesquisa e assegura o seu quadro teórico fundamental. No núcleo comum, as disciplinas obrigatórias são: Fenômeno Religioso e Metodologia da Investigação Científica Aplicada às Ciências da Religião. Na linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Antropologia da Religião. Na linha de pesquisa Religião e Movimentos Sociais, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Sociologia da Religião. Na linha de pesquisa Religião e Literatura Sagrada, a disciplina obrigatória é Matrizes Teóricas da Literatura Sagrada das Religiões.

O Doutorado é composto por uma disciplina obrigatória de núcleo comum, que aprofunda os fundamentos teóricos das Ciências da Religião; um seminário interdisciplinar, que visa concentrar os doutorandos em atividades interdisciplinares de análise, discussão e produção de textos sobre os temas propostos; quatro colóquios específicos, segundo a linha de pesquisa escolhida pelo(a) doutorando(a), que visam desenvolver reflexões avançadas sobre os diferentes temas de pesquisa dos(as) alunos(as). Os colóquios reúnem alunos(as), cujos projetos se situam na mesma linha de pesquisa.

A disciplina obrigatória no Doutorado é Fundamentos Teóricos das Ciências da Religião. O seminário interdisciplinar será oferecido dentre os seguintes temas: Simbólico e Diabólico: interpretações do mal; Religião e Saúde; Religião e Transformação Sócio-cultural; Religião e Gênero; Religião, Poder e Violência; Formas do Sagrado na Cultura Contemporânea. Os colóquios da linha de pesquisa Cultura e Sistemas Simbólicos são: Religião e Identidade Cultural no Centro-Oeste; Religião, Etnicidade e Violência;  Religião, Multiculturalismo e Pluralismo Religioso; Transe, Êxtase e Possessão. A linha de pesquisa Religião e Movimentos Sociais oferece os colóquios: Religião e Mercado; Expressões Contemporâneas de Religiosidade; Religião e Cultura Midiática; Religião e Transformações da Subjetividade. Os colóquios da linha de pesquisa Religião e Literatura Sagrada são: Hermenêuticas Ecofeministas; Conflitos: Realidade e Interpretações; Textos Sagrados, Violência e Paz; Santidade e Justiça.

As DISCIPLINAS OPTATIVAS, tanto para o Mestrado quanto para o Doutorado, são disciplinas de interesse do/a pesquisador/a, independente da linha de pesquisa escolhida. Elas são as seguintes, de acordo com cada linha de pesquisa:

  • Cultura e Sistemas Simbólicos: Religião como Sistema Simbólico; Tópicos de Antropologia da Religião; Religião, Memória e Tradição; Expressões Religiosas do Povo Brasileiro; Espiritualidade, Holismo e Consciência Planetária; Cultura e Ateísmos Contemporâneos.
  • Religião e Movimentos Sociais: Expoentes Atuais da Sociologia da Religião; Panorama Religioso na América Latina; Religião e Globalização; Religião e Mídia; Sociologia do Cristianismo; Sociologia das Instituições e dos Movimentos Religiosos.
  • Religião e Literatura Sagrada: Hermenêutica; Métodos de Interpretação de Textos Sagrados; Sociedade e Cultura na Literatura Bíblica; Espiritualidades, Fronteiras e Identidades na Literatura Bíblica; Religião, Gênero e Sociedade na Literatura Sagrada.
    OS SEMINÁRIOS compõem temas de pesquisa a serem aprofundados paralelamente às disciplinas. Em geral são oferecidos por professores (as) convidados (as).