Atenção à Saúde

Sobre o Programa

Programa de Pós-graduação em Atenção à Saúde (PPGAS) – nível Mestrado Acadêmico foi reconhecido em 13 de dezembro de 2012 pela CAPES. Trata-se de um curso com ingresso anual de discentes que segue o calendário institucional de seleção para Pós-Graduação Stricto Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás), instituição privada, confessional, filantrópica e reconhecida como comunitária pela lei 12.881 de 2013.

A missão do PPGAS é promover a formação de profissionais da área da saúde para a produção de conhecimento e o desenvolvimento de pesquisa e articular a sua aplicação para o desenvolvimento regional e global.

Contribui com a formação oferecida à profissionais de saúde (Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Medicina, Odontologia, Educação Física, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional), para elevar sua competência no cumprimento de seu papel na efetivação das mudanças necessárias, por meio da produção de novos conhecimentos e da incorporação de novos referenciais em suas práticas, que respondem com qualidade aos problemas de saúde das populações.

O curso com Área de Concentração em Saúde e Enfermagem reafirma o compromisso histórico da PUC Goiás com a formação de profissionais da saúde que se inserem majoritariamente no Sistema Único de Saúde.

O projeto pedagógico do curso fundamenta-se na construção ética do conhecimento científico, valorizando sua função de repensar a realidade histórica e social das comunidades em que atua; o respeito ao ser humano e ao meio ambiente em todas as suas dimensões; a incorporação do princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, bem como entre teoria e prática; a integração entre pós-graduação e graduação; a sólida fundamentação técnica, científica e social e a promoção de uma formação integral e continuada.

No último quadriênio (2013-2016), o Programa recebeu nota 3 na avaliação feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação do Brasil.