Núcleo de Arqueologia

O Núcleo de Arqueologia é formado por docentes e funcionários especialistas nesta área. Desenvolve pesquisas científicas cadastradas na Pró-Reitoria de Pesquisas da PUC Goiás e projetos de contrato. Realiza avaliação de endossos institucionais; atua na graduação e na pós-graduação. Também é de sua responsabilidade a curadoria e guarda do acervo arqueológico proveniente de suas pesquisas e daquelas provenientes de apoio institucional.

As pesquisas desenvolvidas pelos integrantes do Núcleo estão voltadas para a elaboração, execução e gestão de projetos nas áreas de Arqueologia Pré-histórica e História e Gestão de Patrimônio Cultural, com ênfase em Arqueologia da Paisagem; Cultura Material Arqueológica; Geoarqueologia e ações educativas com enfoque no patrimônio cultural.

Os projetos acadêmicos são desenvolvidos com apoio do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG), além de parcerias com outras Instituições de Ensino Superior.

O Núcleo de Arqueologia realiza a cada dois anos a Jornada de Arqueologia no Cerrado, tendo promovido também outros eventos científicos em nível nacional e internacional de grande repercussão. 

A Arqueologia praticada pelo Instituto se traduz em pesquisas amadurecidas, com objetivos e diretrizes teórico-metodológicas, que valorizam a interdisciplinaridade dos conhecimentos, assim como a ética e a responsabilidade social do arqueólogo.

 

igpa-arquelogia

 

Coordenação:
Professora Dra. Sibeli Aparecida Viana

 

 

Membros:

Professora Ma. Cristiane Loriza Dantas
Professor Ma. Ernesto Camelo de Castro

Professor Dr. Julio Cezar Rubin de Rubin
Professora Ma. Ludimilia Justino de Melo Vaz
Professora Esp. Mariza de Oliveira Barbosa
Professora Ma. Simone Rosa da Silva

Técnica – Maria do Socorro Sales Barbosa