IPEHBC

Solícita ao serviço da sociedade, a Arquidiocese de Goiânia manifestou desde a sua criação (1965) a vontade de implementar projetos de atuação e presença no campo da educação e da cultura.

Para responder às preocupações nascidas de sua solicitude com o povo goiano, a Arquidiocese cria em 1958, a Sociedade Goiana de Cultura – SGC, que se caracteriza como entidade de natureza católica, comunitária, filantrópica e de assistência social, para “dedicar-se à educação, à cultura, ao bem estar social, e ao desenvolvimento sustentável do meio ambiente” e ainda “”aplicar o patrimônio e os excedentes financeiros em educação, cultura, bem estar social e no desenvolvimento do meio ambiente”. Através dos seus esforços na área de educação e da cultura a SGC busca atingir suas finalidades entre as quais “fazer presente na história e na cultura dos homens, no âmbito de sua atuação, o Evangelho de Jesus Cristo (…).”

Para incrementar maior atuação no campo da cultura a SGC, cria em 1980 o Centro Goiano de Cultura com a finalidade de reunir documentos sobre a história do Brasil Central com fim de publicá-los. O Centro de Cultura Goiana desenvolveu suas atividades até o ano de 1996, quando é criado o Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central – IPEHBC como uma das instituições mantidas pela SGC.

O Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil Central – IPEHBC, foi inaugurado em 5 de julho de 1996, tendo por desafio trabalhar no campo da cultura, da história e da memória prestando serviço à sociedade goiana. É uma das instituições mantidas pela Sociedade Goiana de Cultura, sendo pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de natureza histórico-científica, cultural e comunitária com atuação em todo o território nacional.