Programas de Apoio

– Programa de Moradia Estudantil

A Católica construiu e mantém a Casa de Estudantes Universitários – CEU II com recursos próprios, no sentido de oferecer moradia a estudantes universitários, oriundos do interior de Goiás e outras localidades, com comprovada carência socioeconômica e regularmente  matriculados em cursos de graduação e não portadores de curso superior. Semestralmente ocorre o Processo de Seleção de Novos Moradores. As inscrições são realizadas na CEU II e as entrevistas pelos Setores de Serviço Social e de Psicologia da CAE. Informações pelo telefone: 3946-1093.

– Programas de Qualidade de Vida Acadêmica

Ingressar no ensino universitário é um momento em que um jovem adulto pode se ver diante de múltiplos desafios, tais como: estabelecer novas relações interpessoais, adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação, tornar-se autônomo na gestão do tempo e de sua vida financeira e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem etc. O acadêmico da PUC Goiás que estiver com dificuldades para enfrentar tais desafios, pode contar com os serviços do Programa Qualidade de Vida Acadêmica oferecidos pela PROEX/CAE.

O Programa Qualidade de Vida Acadêmica abriga dois sub-programas:

Orientação e Apoio Psicológico Individual

Atendimento ao acadêmico para orientação e apoio psicológico individual breve, que objetiva ajudar o estudante na compreensão das dificuldades que estejam afetando sua integração e/ou processo de aprendizagem, contribuindo assim para sua permanência com condições para um bom aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo meio acadêmico.

Para participar o acadêmico deve comparecer à recepção da CAE (Área IV, Bloco A), das 07 às 20 horas, preencher uma ficha de inscrição e agendar um horário para entrevista de triagem.
Dependendo do perfil socioeconômico e da dificuldade identificada, o acadêmico poderá continuar sendo atendido na própria CAE ou ser encaminhado para atendimento por profissionais conveniados com a PUC Goiás, que cobram valores compatíveis com a condição socioeconômica do acadêmico. (clique aqui para ver a lista de conveniados)

Grupos Psicoeducativos

  1. Desenvolvimento de Habilidades Para Comunicação Interpessoal e em Público;
  2. Desenvolvimento de Habilidades Acadêmicas
  3. Oficinas Temáticas

Os grupos são formados a cada semestre por estudantes dos diversos cursos da PUC Goiás, de acordo com a demanda. Tem como principais objetivos possibilitar o autoconhecimento e a aprendizagem de habilidades socioemocionais e comportamentais que possibilitem maior segurança e manejo da ansiedade. Todas essas habilidades são importantes recursos que ajudam a prevenir e viabilizar o enfrentamento de situações problemáticas nos diferentes contextos de vida e possibilita que o acadêmico usufrua plenamente de seu potencial de aprendizagem.

A recepção da CAE recebe inscrições para os grupos a cada início de semestre. As datas são divulgadas no calendário acadêmico da instituição, por meio de cartazes, e-mails e avisos no site da PUC Goiás.