CECOM

cecom

O Cecom – Centro de Educação Comunitária de Meninas e Meninos – foi fundado em 22 de maio de 1984 em parceria com a Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC Goiás. As atividades iniciaram nas comunidades Nossa Senhora da Esperança e Bom Jesus, no Jardim Nova Esperança, nesta Capital.

O Cecom é um espaço de convivência comunitária de crianças, adolescentes, famílias e desempregados, sendo referência de apoio, entre outros, aos bairros das regiões Mendanha e Noroeste de Goiânia e dos Municípios circunvizinhos.

É um Centro dedicado à promoção da cidadania de crianças, adolescentes, jovens, família e comunidade em geral.

O Cecom compreende a questão da infância em suas diferentes manifestações e desenvolve suas atividades, por meio de diversos programas de atendimento e formação permanente dos educadores com o propósito de subsidiar intervenções e de colaborar com proposição de políticas públicas voltadas para a infância, adolescência e famílias.

Programas e Oficinas:

Programa de Apoio aos Desempregados – Pades
Criado no dia 25 de fevereiro de 1999, esse Programa tem como objetivo promover a cidadania através da formação, acolhimento, apoio, cadastramento e encaminhamento ao mercado de trabalho, jovens e adultos desempregados.

Capacitação de Conselheiras e Conselheiros Tutelares

Por meio de cursos presenciais e consultas por telefone, as atividades de capacitação iniciaram-se com a promulgação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1990 com o objetivo de capacitar Conselheiros (as) Tutelares e de direitos para o pleno exercício de suas atribuições na promoção, defesa e garantia dos direitos humanos fundamentais de crianças e adolescentes previstos no ECA, CF/1988, tratados e convenções internacionais.

Escola Direito do Saber – Educação Infantil e Ensino Fundamental
Instituída no dia 09 de março de 1992, essa escola tem por objetivo assegurar às crianças e adolescentes o seu pleno desenvolvimento e o preparo para o exercício da cidadania por meio de atividades pedagógicas que garantam a permanência e o sucesso escolar.

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti
O Peti/Cecom foi instituído no dia 11 de junho de 2002, visando em parceria com o poder público municipal e federal, entre outras ações:

– Erradicar o trabalho infantil, contribuir para o crescimento intelectual de crianças, adolescentes e jovens, por meio do atendimento pedagógico, psicológico e artístico.
– Atendimento às famílias beneficiadas pelo Programa, buscando o exercício pleno de cidadania e competências no exercício do poder familiar.

Programa Dialogando com as Famílias – PDF

As atividades desse Programa iniciaram-se no dia 22 maio de 1984. Tem como objetivo proporcionar um espaço aberto para a discussão dos problemas enfrentados pelas famílias em suas relações internas e externas.

Laboratório Digital “O Mundo nas Pontas dos Dedos”
Inaugurado no dia 16 de dezembro de 2006 em parceria com o Banco do Brasil e acadêmicos dos cursos de jornalismo, publicidade e propaganda da PUC Goiás, esse laboratório visa, dentre outros objetivos o de oportunizar a Inclusão digital de crianças e adolescentes do Cecom e da comunidade em geral.

Oficina Criança Dança
Oficina permanente que iniciou-se com o surgimento do Cecom em 1984. Tem como objetivo proporcionar às crianças e adolescentes vivência de novas alternativas de danças, para a descoberta de novos talentos e integração cultural.

Oficina de Higiene e Beleza
Fundada no dia 1º de setembro de 1994, tem por objetivo profissionalizar adolescentes a partir dos dezesseis anos, jovens e adultos (preferencialmente os pais, mães e/ou responsáveis das crianças e adolescentes atendidas no Cecom) da comunidade, bairros adjacentes e cidades vizinhas. Também visa qualificar mão-de-obra nas áreas de: cabeleireiro, manicure e pedicure, depilação e maquilagem, preparando profissionais liberais para auto-empreendimentos e inserção no mercado de trabalho com autonomia.

Oficina Profissionalizante de Costura Industrial
Essa oficina teve suas atividades iniciadas no dia 29 de outubro de 1999, com o objetivo de profissionalizar pais, mães e/ou responsáveis legais de crianças e adolescentes atendidas no Cecom, visando à qualificação de mão-de-obra, qualidade de vida na família e erradicação do trabalho infantil e encaminhamento para o mercado de trabalho.

Oficina de Panificação e Confeitaria
Inaugurada no dia 05 de outubro de 1991, essa oficina objetiva compatibilizar o trabalho pedagógico e o profissionalizante para adolescentes e familiares, além de produzir deliciosos produtos para alimentação das crianças e adolescentes atendidas no Cecom.

Núcleo de Apoio Jurídico ao Cidadão – NAJUC
Instituído com a fundação do CECOM em maio de 1984, tem como objetivo proporcionar o acesso das pessoas à tutela jurisdicional do Estado, contribuir para que as pessoas se reconheçam como cidadãos sujeitos de direitos e saibam exigi-los a quem quando esses direitos se virem ameaçados ou violados, proporcionar orientações gerais nas áreas de família, criminal, trabalhista e direito de vizinhança.

Coordenador: Prof. Edson Lucas Viana

Rua 15, n.º 293, Setor Santos Dumont
CEP:74463-610 Goiânia – Goiás.
Fones: (62) 3297-1013 / 3299-7753 / 8113-3821
e-mail: lucas.edson@uol.com.br