Programa de Qualidade de Vida

Alunos na CAE da PUC Goiás

O programa destina-se ao atendimento, individual e em grupo, de estudantes que estejam com dificuldades para enfrentar desafios relacionados à vida acadêmica. Visa favorecer a integração e adequada adaptação, de calouro e veteranos, por meios de uma maior e melhor participação nas diversas atividades dentro e fora da sala de aula.

Ingressar no ensino universitário é momento em que o estudante pode se ver diante de múltiplos desafios, tais como, estabelecer novas relações interpessoais, adaptar-se a novas exigências culturais, intelectuais e acadêmicas próprias de sua área de formação. Tornar-se autônomo na gestão do tempo e de sua vida financeira e, em muitos casos, adaptar-se a viver longe do grupo familiar e social de origem. Maiores informações nos telefones: 3946-1062 e 3946-1063

São atividades realizadas no programa qualidade de vida acadêmica:

Orientação e Apoio Psicológico Individual

Atendimento ao acadêmico para orientação e apoio psicológico individual breve. Tem por objetivo ajudar na compreensão das dificuldades que estejam afetando a integração e/ou processo de aprendizagem. Busca contribuir, para a permanência dos estudantes, em melhores condições para um bom aproveitamento das oportunidades oferecidas pela instituição.

Para participar o acadêmico deve preencher uma ficha de inscrição e agendar um horário para entrevista de triagem. Dependendo do perfil socioeconômico e da dificuldade identificada, após ser atendido na CAE, o acadêmico é orientado e encaminhado para atendimento na rede de profissionais e instituições conveniados com a PUC Goiás, os quais cobram valores compatíveis com a condição socioeconômica do acadêmico.

Grupos Psicoeducativos

Os grupos formados a cada semestre por estudantes dos diversos cursos desenvolvem temáticas variadas de acordo com a demanda. O trabalho tem como objetivos possibilitar o autoconhecimento, elaborar o projeto de vida acadêmica, a aprendizagem de habilidades Socioemocionais e comportamentais que promovam melhores condições pessoais e acadêmicas. Todas essas habilidades são importantes recursos que ajudam a prevenir e viabilizar o enfrentamento de situações problemáticas nos diferentes contextos de vida e possibilitam que o acadêmico usufrua plenamente de seu potencial de aprendizagem.