13 de junho de 2022

PGS e Cedpigo realizam seminário sobre conscientização da violência contra a pessoa idosa

Junho Roxo

O Programa de Gerontologia Social (PGS), em parceira com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa de Goiás (CEDPIGO), realiza nesta terça-feira, 14, às 8h30, no auditório da Área 4 da PUC Goiás, o Seminário sobre o tema Junho Roxo: mês da conscientização da violência contra a pessoa idosa. O dia 15 de Junho foi instituído como Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.

O Seminário será aberto com apresentação cultural e composição da mesa. Às 10h ocorre a mesa redonda sobre o tema Violência contra a pessoa idosa e seus desdobramentos na vida cotidiana da sociedade moderna, tendo como palestrantes o promotor do Ministério Público de Goiás, Haroldo Caetano; a psicóloga Railda Martins da Secretaria Municipal de Saúde; a assistente social da secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social da Cidade de Goiânia, Gerusa Dias dos Reis; a agente de polícia da Delegacia da Pessoa Idosa de Goiânia, Marjorie Chaves. A mesa será coordenada pelo presidente do Cedpigo, Waldson Arantes Gama.

De acordo com a Agência Brasil, as denúncias de violência contra pessoas idosas no Brasil representavam em 2019 30% do total de 100, o que somava em torno de 48,5 mil registros. No primeiro semestre de 2021, o Disque 100 já registrava mais de 33,6 mil casos de violações de direitos humanos contra o idoso, no Brasil. Estes dados foram disponibilizados pelo governo federal.

Marcações: