13 de outubro de 2021

Secretário Geral da CNBB profere conferência de abertura da Jornada da Cidadania e do Congresso de Ciência e Tecnologia

Secretário Geral CNBB

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia serão abertos no dia 19, às 10h, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube, com a conferência de abertura que será proferida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, que vai falar sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta.

Dom Joel Portella Amado estudou Filosofia no Instituto Aloisiano da Companhia de Jesus e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), onde fez também o curso de Doutorado em Teologia. Cursou ainda o curso de Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Foi ordenado presbítero em 12 de outubro de 1982 no Rio de Janeiro. Em 07 de dezembro de 2016 foi designado como bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, pelo Papa Francisco, tendo recebido a ordenação episcopal no dia 28 de janeiro de 2017 na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Desempenha desde então o serviço de Bispo Auxiliar da referida arquidiocese.

Dom Joel Amado foi membro da Academia Luso-Brasileira de Letras. (2014 – 2016), Pároco da Catedral do Rio de Janeiro (2016 – 2016), foi professor no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e membro da Comissão Organizadora de elaboração das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil da CNBB. Durante a 57ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em maio de 2019 em Aparecida (SP), Dom Joel Portella foi eleito Secretário Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

A Jornada da Cidadania e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás vão até o dia 23 de outubro e marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. A Jornada será realizada no formato híbrido com atendimentos presenciais e no formato on-line em cinco Estações. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: cidadania@pucgoias.edu.br.