7 de outubro de 2021

Jornada da Cidadania oferecerá serviços em cinco estações

Jornada

A Jornada da Cidadania da PUC Goiás e o VII Congresso de Ciência e Tecnologia serão abertos no dia 19, às 10h, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube, com a conferência de abertura sobre o tema Ciência, tecnologia, educação e espiritualidade: pacto para o planeta, que será proferida pelo secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Joel Portella Amado. Os dois eventos vão até o dia 23 e marcam o aniversário de 62 anos da Universidade. A Jornada será realizada no formato híbrido com atendimentos presenciais e no formato on-line em cinco Estações.

A Estação Saúde vai contar com a campanha de vacinação contra a Covid 19 e testagem ampliada de casos assintomáticos da Covid 19 na Área I, localizada à rua 235, número 722, na Praça Universitária, funcionando das 8h às 17h. Também será feita coleta de sangue pelo Hemocentro, nos espaços da Área I nos dias 21 e 22 de outubro. O agendamento da coleta deve ser realizado no site: agenda.hemocentro.org.br. Na Estação Cerrado serão agendadas as visitas guiadas aos espaços do Memorial do Cerrado, no Campus II, no Jardim Marilisa. A visitação ocorrerá das 8h às 17h.

A Estação Jurídica vai funcionar com teleatendimento, pelos telefones 3946-3008 e 3009, das 8h às 17h, com audiências de conciliação, consultas jurídicas nas áreas civil, penal, trabalhista e previdenciária, serviços do 3° Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania PUC Goiás, ajuizamento de ações trabalhistas por meio de atermação a ser realizada mediante convênio com o TRT 18ª Região e ajuizamento de ações: Divórcio consensual, Conversão de separação em divórcio consensual, Retificação de registro civil, Transação, interdição (em situação que não dependa de perícia). Estes serviços serão disponibilizados à população com renda não superior a 3 (três) salários mínimos (CF, art. 5º, incíso LXXIV e Lei n. 1060/50).

Minicursos

A Estação do Conhecimento terá a oferta de mais de 170 minicursos, que serão ministrados no formato on-line na plataforma Teams. Os minicursos terão duas horas de trabalho acadêmico, proporcionando o aprofundamento sobre vários temas, visando a formação continuada. Os ouvintes que assistirem à apresentação e confirmarem presença por meio de formulário digital vão receber certificado de duas horas emitido on-line posteriormente.

A Jornada vai contar com quatro Lives, no canal oficial da PUC Goiás no YouTube. A primeira será no dia 19, às 14h, sobre o tema Vigilância em violências interpessoais e autoprovocadas, com a gerente de Vigilância às violências e Acidentes da Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia, a professora doutora da UFG Ionara Vieira Moura Rabelo. No dia 22, às 09h, a prefeita de Bela Vista, Nárcia Kelly Alves da Silva, fala sobre o tema Construir cidades belas: uma missão de todos. No dia 23, às 08h, a professora doutora Maria Helena Pereira Franco da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo fala sobre o tema Os impactos do luto no contexto pandêmico e as perspectivas de intervenção. Também no dia 23, às 10h, o professor doutor titular do Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental da Universidade de São Paulo, Pedro Roberto Jacobi, apresenta o tema Crise Hídrica e Educação Ambiental.

A Pró-Reitoria de Extensão e Apoio Estudantil (PROEX) coordena todas as atividades da Jornada. De acordo com a Pró-Reitora de Extensão e Apoio Estudantil, Márcia de Alencar Santana, “para a PUC Goiás é um orgulho, uma satisfação muito grande realizar a jornada, que é a celebração da vida, significa o cuidar do ser humano como parte da missão da Universidade. Mesmo sendo realizada de forma híbrida, com alguns eventos presenciais e outros sendo oferecidos de forma on-line. Porque nosso foco é a comunidade, trazer conhecimento, informação, oportunidade de lazer e de cuidado com a saúde para as pessoas, sobretudo as mais carentes. Por isso nosso compromisso em realizar a Jornada este ano”. Mais informações sobre a programação da Jornada da Cidadania pelo fone: 3946-1122 e pelo e-mail: cidadania@pucgoias.edu.br.