28 de abril de 2021

Sessão A Velhice no Cinema do PGS coloca em debate o filme Parente é Serpente

Parente é Serpente

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás realiza nesta sexta-feira, 30, às 15h30, na plataforma Zoom, a sessão A Velhice no Cinema, apresentando o filme Parente é Serpente, do diretor Mário Monicelli, lançado em 1992. O projeto é quinzenal, um momento para discutir sobre filmes que tenham a temática da velhice em pauta.

O filme conta a história de uma família tipicamente italiana, que se reúne na casa dos pais para a ceia de Natal, irradiando paz e tranquilidade. A casa se enche de risos, muitas lembranças em comum, muitos segredinhos e fofocas para trocar.  Separados pela distância e estilos de vida bem diferentes, tudo transcorre em clima de festa, até que as verdadeiras personalidades de cada um dos irmãos vão sendo expostas e minam, aos poucos, o ambiente festivo. Outra questão que gera polêmica é que nenhum dos filhos quer levar os pais para morar com eles.

De acordo com a coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres, “o cinema, com suas múltiplas linguagens, permite-nos entrar em contato com várias realidades de uma maneira única, uma vez que provocar reflexões, desperta emoções e indagações. Por meio dessas vias de impacto, também pode colaborar para compreendermos como o envelhecimento está sendo representado no cinema e quais as temáticas envolvidas. Os idosos da Unati poderão assistir ao filme antes do encontro e durante este momento, dialogar sobre as diferentes compreensões e os assuntos em pauta”. O link de acesso: https://url.gratis/2b4wl. O ID da reunião é 969 9659 9914 e a senha de acesso é 70.

Marcações: