2 de março de 2021

Unati abre inscrições para atividades online em parceria com a Rutis de Portugal

Imagem2

A Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati) da PUC Goiás abre inscrições para atividades em regime remoto até a próxima sexta-feira, 5 de março. As atividades on-line serão realizadas em parceria com a  Rede de Universidades de Seniores (RUTIS). de Portugal A atividade inaugural será realizada no dia 8 de março, via canal da PUC Goiás no Youtube, às 15h, com a palestra sobre Estimulação Cognitiva em Tempo de Pandemia, proferida pelo professor Anderson Amaral, da Unati da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Não há necessidade de inscrições prévias. Só acessar no dia e horário determinados. A participação no evento vale certificado de duas horas.

A Rede de Universidades de Seniores RUTIS de Portugal, para este tempo pandêmico, oferece aos alunos 60+ de várias universidades seniores de Portugal, aulas gratuitas em espaço virtual denominado USV – Universidade Sénior Virtual, na plataforma Zoom. São disponibilizadas diversas disciplinas em diferentes dias e horários.

O Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás, em parceria com a Rede de Universidades de Seniores RUTIS, inicia diversas atividades conjuntas no espaço USV da RUTIS. Uma das atividades é o encontro com a professora de Espanhol Cristiane Azevedo do PGS, com a orientação da coordenadora do PGS, Lisa Valéria Torres e convidada pelo presidente da RUTIS, Luis Jacob, que está ministrando conteúdo sobre a “Cultura Sul Americana”.

A atividade teve início na primeira semana de fevereiro e vai até o mês de junho, sempre às quintas-feiras, em encontros de 60 minutos. A proposta é realizar uma imersão na cultura sul-americana de forma enriquecedora, passando pela gastronomia, danças, músicas, personalidades históricas, arte, curiosidades, monumentos e literatura.

Segundo a professora Cristiane “tem sido enriquecedor esta troca e estreitamento das universidades seniores entre estes dois países “irmãos”, além da aproximação de alunos portugueses 60+ com o público atendido pela Unati”.

“Esse encontro no espaço virtual, para este tempo, brindou-me numa atividade “poética” e um cruzamento de culturas que sempre esteve entre Brasil e Portugal e, para além-mar, não houve impedimentos que o online não os desatasse”, afirma a professora.

De acordo com Lisa Valéria, neste primeiro semestre serão realizados outros encontros pela plataforma da RUTIS com professores da Unati. Atividades que contarão com a participação da comunidade 60+ dos dois países. A RUTIS tem vínculo institucionalizado com o Programa de Gerontologia Social (PGS) da PUC Goiás desde março de 2018. No ano de 2020, o programa participou de várias ações e conferências com a RUTIS. Mais informações sobre como participar das atividades podem ser obtidas pelo fone: (62) 3309- 6154 e 3309-6155.