Apresentação

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é de responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio do Departamento de Popularização e Difusão de C&T da Secretaria de C&T para Inclusão Social. Em cada Estado, existem coordenações locais e a realização da Semana conta com a participação ativa de governos estaduais e municipais, de instituições de ensino e pesquisa e de entidades ligadas à C&T de cada região.

Em 2015 o tema da SNCT será “Luz, Ciência e Vida”. A Semana de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás se constitui em espaço e momento de socialização do saber científico produzido por todos os atores (professores, pesquisadores, egressos, estudantes dos cursos de graduação, de especialização, mestrados e doutorados) da PUC Goiás e de instituições de ensino superior do Estado de Goiás e outros estados.

A PUC Goiás ampliou as ações e atividades da Semana de Ciência e Tecnologia passando a denominar-se Congresso de Ciência e Tecnologia da PUC Goiás com a sua primeira edição em 2015.
Ressalta-se que as atividades programadas têm o intuito de mobilizar a comunidade acadêmica e a população para se envolverem com os temas propostos a fim de valorizar a criatividade e atividade científica, além de fortalecer a cultura da pesquisa nesta IES, que prioriza e tem como lema “Conhecimento a Serviço da Vida”.

Neste evento, apresentaremos relatórios de alunos dos cinco programas de iniciação científica da PUC Goiás e parceiros: PIBIC/CNPq e PIBITI/CNPq; Bolsa de Iniciação Científica (BIC) da PUC Goiás; Voluntários e bolsistas da Organização das Voluntárias de Goiás (BIC/OVG) que cumprem a contra partida da bolsa em atividades de pesquisa.

Na perspectiva de integrar a ciência e tecnologia por meio da participação do público-alvo nas diversas atividades, busca-se promover debate e colocar o saber produzido a serviço do desenvolvimento do Estado de Goiás e do Brasil, com redobrada atenção às demandas e desafios globais em face às exigências da evolução tecnológica, da tecnologia da informação, do vasto mundo de trabalho e, portanto busca-se dinamizar e divulgar a concepção de universidade com locus privilegiado de produção, discussão e divulgação da ciência, tecnologia e desenvolvimento social. Conclui-se e entende-se que para esta extensa e profunda imersão no mundo do conhecimento e promoção de um evento dessa magnitude é fundamental união de recursos e conhecimentos internos e parcerias pública e privada, com vistas ao alcance pleno dos resultados planejados.