Escola de

Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas

Odontologia

O Curso

O curso de Odontologia da PUC Goiás tem como missão formar profissionais de excelência, aptos a desenvolver a prática odontológica em ações de promoção, prevenção e reabilitação da saúde, em nível individual ou coletivo.

Além de investimentos em infraestrutura, o curso se compromete com a formação do acadêmico no âmbito da pesquisa e com formação respaldada por princípios éticos, morais e religiosos, comprometido com a comunidade, inserido na rede pública de saúde e focado na intervenção dos problemas atuais.

Contato com a Coordenação do Curso:

Coordenadora: Profª. Karolina Kellen Matias
E-mail da Coordenação: karolina.kellen@gmail.com
Fone: (62) 3946-1486

Contato com a Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas:

Diretor: Prof. Dr. Wilson de Melo Cruvinel
Secretária: Amanda Olézia de Oliveira Vaz
E-mail da Escola: emfb@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1194
Horário de atendimento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 22h. 

Diferencial

O curso de Odontologia da PUC Goiás tem como diferencial inovador a preocupação com o papel da universidade, no campo do ensino, pesquisa, extensão e produção de conhecimentos, que respondam às demandas da sociedade tecnológica e globalizada, com qualidade e excelência.  Busca a formação de um profissional ético, humanístico, generalista, crítico-reflexivo e capaz de tomar decisões que possam melhorar sua atividade profissional, bem como quebrar paradigmas.

Entre os diferenciais destacam-se a infraestrutura (laboratórios de formação básica, laboratórios morfofuncionais, de habilidades, laboratório de técnica cirúrgica, além dos laboratórios específicos do curso), o modelo pedagógico (salas de metodologias ativas), inserção na rede pública com estágio realizado nas Unidades Básicas de Saúde desde o princípio do curso, Clínica Escola, ações de educação em saúde nas escolas e hospitais; e participação em programas de extensão universitária. Destaca-se ainda a inserção do estudante na pesquisa com a perspectiva de participação em projetos de pesquisa (iniciação científica) com interface com programas de Mestrado e Doutorado dos mais diversos cursos da Instituição.

Histórico

As discussões para a implantação do curso de Odontologia na Escola de Ciências Médicas, Farmacêuticas e Biomédicas da PUC Goiás iniciaram-se no final do ano de 2017. A primeira proposta do curso foi apresentada à Pró-Reitoria de Graduação em agosto de 2018, sendo finalizada em agosto de 2019, quando foi aberto processo de autorização junto ao Ministério da Educação.

Formação Científico-Tecnológica

Com o compromisso de preparar um profissional capacitado e diferenciado, o curso apresenta uma carga horária superior a 40% de natureza prática, perfazendo 1.770 horas em atividades práticas. Estão disponíveis mais de 22 laboratórios de disciplinas básicas para atividades vinculadas ao ensino e à pesquisa, 2 laboratórios morfofuncionais, laboratórios de habilidades e técnica cirúrgica para atividades específicas relacionadas ao curso. O curso contará ainda com a Clínica Odontológica que atenderá demanda da comunidade externa servindo como cenário de prática.

 Formação Crítico-Humanística

O cirurgião-dentista graduado pela PUC Goiás terá formação generalista, humanista, crítica e reflexiva para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, fundamentado em rigor técnico, científico e utilizando-se de procedimentos inovadores. Será capacitado a avaliar, sistematizar, decidir e conduzir condutas clínicas, pautado em princípios éticos, legais e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

Uma das prioridades do curso de Odontologia da PUC Goiás será permitir que o acadêmico aprenda a investigar, a produzir, a analisar e a criticar conhecimentos já produzidos. Sendo assim, não é apenas a profissionalização que caracteriza sua formação e sim a formação crítico-humanística que torna o profissional uma pessoa de visão aberta à vida e não tão somente um tecnicista.

Mercado de Trabalho

A Odontologia apresenta, atualmente, um mercado de trabalho diversificado com várias áreas de atuação e especializações autorizadas pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO). Este mercado se divide entre a área pública e privada, permitindo ao cirurgião-dentista egresso optar pela área pela qual tiver mais afinidade.