O Curso

A profissão de Médico Veterinário é umas das mais importantes para o desenvolvimento do setor agropecuário. O profissional, além de trabalhar com produção animal, bem-estar, também atua na produção de alimentos para humanos, prezando pelo controle sanitário das diferentes espécies animais e pela qualidade dos produtos comestíveis de origem animal. Tem papel importante na saúde pública, com o controle de zoonoses e ação primordial na preservação do meio ambiente, produção sustentável e controle de resíduos. Nesse sentido, o curso de Medicina Veterinária da PUC Goiás tem por diretriz oferecer ao aluno de graduação uma formação baseada em valores éticos e humanísticos, que contempla sólida qualificação profissional de forma abrangente, nas suas competências e habilidades gerais e específicas, assegurando a formação nas áreas específicas de atuação do Médico Veterinário, porém, com caráter generalista e como um cidadão comprometido com o desenvolvimento integral da sociedade em que se insere.

Contatos com a Coordenação:
Coordenador: Profa. Dra. Maria Ivete de Moura
E-mail: veterinaria@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1771
Horário de Atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 17h

Contatos com a Escola de Ciências Agrárias e Biológicas:

Diretor: Prof. Dr. Cláudio Carlos da Silva
Secretário: Pedro Ferreira Londe
E-mail: ecab@pucgoias.edu.br
Fone: (62) 3946-1702/ (62) 3946-1703/ (62) 3946-1714/(62) 3946-1768/ (62)3946-1769
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 7h às  22h e sábado, das 7h às 11h.

Diferencial

O curso de Medicina Veterinária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás visa formar profissionais aptos para atuar no mercado de trabalho, sendo capazes de se adaptar de forma crítica e criativa diante de novas situações impostas por uma sociedade em constante transformação. O curso já conta com uma estrutura física adequada ao processo de formação profissional com salas de aula, laboratórios, espaços de apoio didático, equipamentos, áreas de produção animal, com diferentes espécies de criação, sendo locais de aulas a campo no próprio local, situado na área urbana de Goiânia. O corpo docente do curso possui alta qualificação com professores doutores e mestres considerados referência em suas áreas de conhecimento.


Histórico

O curso de Medicina Veterinária no Brasil foi regulamentado pela Lei nº 5.517 de 23 de outubro de 1968, sendo uma das profissões de maior expressão no país em virtude de a atividade agropecuária figurar entre as mais relevantes para o PIB do País. Na PUC Goiás, a abertura desse novo curso de graduação foi discutido durante vários anos, porém, só foi implementado com a criação da Escola de Ciências Agrárias e Biológicas (ECAB), sendo mais um curso de agrárias que veio agregar aos demais existentes no Campus II da PUC Goiás. No primeiro semestre de 2018, iniciaram-se duas turmas, cada uma com 60 alunos. Para o segundo semestre do ano serão disponibilizadas mais 60 vagas, visando atender a demanda da comunidade pelos serviços veterinários.


Mercado de Trabalho

Medicina Veterinária – “A arte de curar animais” – Por muitos anos, essa foi a definição mais utilizada ao se tratar da Medicina Veterinária. E, hoje, ainda é relembrada por algumas pessoas leigas como sendo sinônimo da profissão. A ciência da medicina veterinária abrange um vasto campo de trabalho, pois, além da prática clínica, em prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças de animais, o Médico Veterinário também atua em diversas outras áreas como produção animal, saúde pública, produção de alimentos que chega à mesa do consumidor, inspeção e vigilância sanitária, exerce responsabilidade técnica em empresas de insumo e de produtos de origem animal, pode atuar também em perícia administrativa, judicial e criminal, no desenvolvimento de pesquisas e na magistratura tanto de nível médio como superior. Nos últimos anos a procura pela profissão tem aumentado, fruto do aquecimento do agronegócio e do mercado Pet, pois segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação – ABINPET, o Brasil é o 4º maior do mundo em população de animais de estimação e o 3º maior do mundo em faturamento.


Formação Científico-Tecnológica

Além de formar um profissional generalista e humanístico, com sólida formação técnica, visa-se também a formação de um profissional com visão científica e tecnológica, inserido na sociedade como um agente transformador da realidade, dotado de visão crítica e capacidade empreendedora, consciente de sua responsabilidade como profissional e cidadão, e que contribua com o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Estado de Goiás e do Brasil.


Formação Crítico-Humanística

A universidade visa à formação de Médicos Veterinários com concepções generalistas, humanistas, críticas e reflexivas, aptos a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação. Possibilitar-se-á ainda ao egresso conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial, capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária para identificação e resolução de problemas.