Projeto Pedagógico

Os referenciais que sustentam o Projeto Pedagógico do Curso de Jornalismo da PUC Goiás são as Diretrizes Curriculares Nacionais do CNE/CES, para a área de Comunicação Social (Pareceres CNE/CES n. 39/2013, aprovado em 12/9/2013, e Resolução CNE/CES n. 1/2013) e os documentos que orientam e normatizam os cursos de graduação nesta Universidade, dentre os quais o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Regimento Geral e o Estatuto da PUC Goiás.

A consolidação de processos avaliativos internos e externos foi determinante para a construção do PPC do Curso de Jornalismo, assim como para o estabelecimento de um diálogo profícuo entre os ambientes acadêmico e as realidades encontradas no mercado, acompanhando suas dinâmicas e transformações, num esforço constante e ininterrupto nesse sentido. Busca-se, por meio deste instrumento, lançar as bases para uma formação que consiga, simultaneamente, suprir demandas específicas da área, dar uma visão estratégica e ampla da atividade em seus mais diversos meios, possibilitar uma compreensão mais profunda do campo de conhecimento, colaborar com a evolução teórica e prática de aspectos pertinentes ao jornalismo e fortalecer o diálogo interdisciplinar com outros campos do saber.

Trata-se, portanto, de um Projeto Pedagógico de Curso que responde aos desafios presentes e futuros da área, sem desconsiderar princípios e valores que sustentam a compreensão do desenvolvimento e dos alicerces de uma profissão que deve primar por seu comprometimento com o interesse público, de defesa de questões caras à sociedade e de divulgação de informação rigorosa e precisa. Os princípios éticos são fundamentais para o direcionamento e a consolidação do perfil do curso, sendo, por isso, voltada para a responsabilidade social, inerente à profissão, respeitando, dessa forma, a história e o compromisso da instituição nesse sentido.