Estrutura Monitoria

A monitoria é parte integrante do processo de ensino e aprendizagem, inserida no projeto de formação do aluno. No Programa de Monitoria, o aluno tem a oportunidade de aprofundar sua experiência como estudante, em um processo acadêmico-científico e também educativo. Além de contribuir para a ampliação de sua formação acadêmica e profissional, a passagem pela monitoria tem sido um diferencial no curriculum vitae dos egressos, seja em concursos públicos ou em outros processos seletivos profissionais.

Os objetivos da monitoria são:

  • possibilitar o aprofundamento nos conhecimentos teórico-práticos em que o monitor estiver desenvolvendo a Monitoria;
  • contribuir com a qualidade do ensino na graduação, ao apoiar os professores e os estudantes no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e incentivar a formação do estudante para o exercício de atividades concernentes ao processo de ensino e aprendizagem;
  • propiciar maior integração dos segmentos da Universidade, por meio da interação entre estudantes e professores nas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

As diversificadas atividades que o monitor pode desempenhar devem ser planejadas junto ao professor e contar com o seu apoio, por meio de supervisão ou acompanhamento.

O aluno que pretende ser monitor deve ficar atento aos editais de seleção, publicados nos murais e no site do Curso de Jornalismo, geralmente nos primeiros meses de cada semestre. Além de informar as disciplinas que estão solicitando monitores, o edital traz também se o exercício da monitoria contará ou não com bolsa-auxílio. O exercício da monitoria é avaliado constantemente, via relatórios periódicos, sem os quais o monitor fica impedido de requerer seu Certificado de Monitoria.