Estrutura Física e Laboratórios

Orientação:

  • Laboratório de Televisão

Os laboratórios de Rádio e TV possuem equipamentos atualizados, compatíveis com as novas tecnologias de produção e edição de som e imagem. São formados por um estúdio, sala de edição e outra de corte de vídeo, cabines de off e camarim. Neste laboratório os acadêmicos podem produzir e editar telejornais, documentários e outros produtos audiovisuais em alta definição.

  •  Laboratório de Rádio

 O laboratório de Rádio atende às disciplinas de Jornalismo em Rádio I e II, nas quais são produzidos programas radiofônicos, radiojornais e documentários. É composto por um estúdio de gravação e edição, destinado às atividades práticas das disciplinas. Conta, ainda, com uma mesa de áudio e cabine de gravação.

  •  Laboratório de Fotografia

As técnicas de fotografia são apresentadas aos alunos de Jornalismo já no primeiro semestre do curso. No laboratório, os estudantes aprendem a técnica do fotojornalismo tanto tradicional como com as novas máquinas digitais. O laboratório de Fotografia conta equipamentos para tratamento digital de imagens, câmeras digitais, eletrônicas e manuais, com objetivas de diversas milimetragens.

  •  Agência Experimental de Notícias

A agência conta com gravadores de voz, scanner, impressora e computadores que possuem placa e câmera de vídeo a fim de atender à produção de notícias feitas pelos alunos das disciplinas de Comunicação na Web e Ciberjornalismo. Também visa publicar a produção laboratorial das disciplinas de Produção e Redação Jornalística, Jornalismo em Rádio e TV, além de ser um espaço laboratorial para gerenciamento de comunicação e informação em sites e blogs jornalísticos.

  •  Redação Jornalística

A redação jornalística conta com cinco salas de informática, equipadas e organizadas a fim de que nelas possam ser executadas as atividades que aproximem os alunos das rotinas vivenciadas na realidade do mercado de trabalho.

A redação jornalística é usada pelos professores e alunos das disciplinas voltadas para a elaboração de notícias e reportagens escritas, bem como para a produção do Jornal Laboratório Impressões que integra alunos de períodos e disciplinas diferentes (Edição Jornalística, Produção e Redação Jornalística I, II, e III, Fotojornalismo e Planejamento Gráfico e Editorial).

  •  Infraestrutura de Informática

O curso conta com cinco laboratórios de informática equipados com microcomputadores e softwares específicos para arte gráfica e diagramação, além de uma impressora colorida A3, um plotter e um scanner de mesa A3 de 256 cores. Um desses laboratórios foi totalmente reestruturado, com iMacs de última geração, totalmente WiFi, possibilitando maior qualidade na produção de materiais gráficos e editoriais. Cada laboratório possui em média vinte e cinco computadores conectados à Internet e com hardware próprio para processamento de grandes volumes de informação.

No Laboratório de Fotografia os alunos contam com dez computadores, para aulas de fotografia digital e tratamentos de fotos no programa Photoshop. No Laboratório de Rádio existem dois computadores, para produção dos programas. No Laboratório de TV os alunos contam com seis computadores, para produção de telejornais.