Estágio

O exercício do estágio acadêmico supervisionado em Jornalismo é de extrema importância para a formação do aluno. No campo de estágio, esse aluno poderá implementar novas ações que visem qualificar o trabalho da empresa ou organização em que ele está atuando. Sob a supervisão de um jornalista profissional, o estagiário poderá verificar no dia-a-dia profissional como se inserem os conteúdos apreendidos ao longo do curso. Simultaneamente, o estagiário também tem a possibilidade de avaliar, sob o acompanhamento do professor supervisor, os entraves, as possibilidades de atuação e os embates éticos próprios da profissão.

 Em sintonia com as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais de Jornalismo, o estágio acadêmico em Jornalismo pode ser realizado nos períodos finais do curso, permitindo ao estudante um mínimo de amadurecimento acadêmico e a possibilidade de confronto entre os conteúdos aprendidos e a sua vivência prática. Pela mesma razão, é imprescindível que o estudante tenha cursado a disciplina de Ética.

 A carga horária considerada ideal para o estágio em Jornalismo é de 04 horas diárias, correspondendo a 20 horas semanais, realizadas de segunda a sexta-feira, como consta do Programa Nacional de Estágio em Jornalismo. Contudo, diante de necessidades reais manifestadas com frequência por empresas e jornalistas-supervisores de estágio, e considerando a jornada legal de trabalho do jornalista profissional, que é de cinco (05) horas diárias, é possível prorrogar a jornada para o limite de 25 horas semanais, realizadas de segunda a sexta-feira.

Atualmente, os campos de estágio que se apresentam ao aluno do Jornalismo abarcam assessorias de comunicação em grandes e médias empresas, ou em associações, sindicatos, poder público, instituições religiosas, dentre outras, bem como redações jornalísticas em empresas de comunicação, nas áreas de Rádio, TV, Web, Foto e Impresso.